Com a badalada estreia do novo Onix no mercado nacional, o Agile foi se encolhendo em meio aos mais recentes lançamentos da Chevrolet no Brasil. Porém, para dar sobrevida ao hatch, a fabricante lançou no Salão do Automóvel de São Paulo uma nova versão, equipada com o câmbio automatizado Easytronic de segunda geração. O novo Chevrolet Agile Easytronic, inclusive, já está sendo oferecido nas revendas, com preço sugerido de R$ 43.790, valor que representa um aumento de exatos R$ 2,2 mil em relação ao modelo LTZ, no qual o lançamento se baseia, equipado com a tradicional transmissão manual.
A transmissão Easytronic Gen II funciona do mesmo modo das “irmãs” Dualogic, da italiana Fiat, e i-Motion, da alemã Volkswagen, já que o sistema da Chevrolet também foi desenvolvido e é produzido pela Magnetti Marelli. O motorista pode trocar as marchas manualmente, de modo sequencial, ou colocar o câmbio no modo automático, permitindo que o sistema de gerenciamento comande as trocas de marcha. O Chevrolet Agile Easytronic também conta com o sistema “Auto Start”, que permite o acionamento do motor com um leve toque da chave, sem a necessidade de insistir no motor de arranque da partida.
O sistema eletro-hidráulico de comando da transmissão Easytronic Gen II é montado diretamente sobre a caixa de transmissão manual do veículo e gerencia automaticamente o engate da embreagem e a troca de marchas por meio da TCU (Unidade de Controle da Transmissão), eliminando o pedal de embreagem. Este modelo está equipado também com o Brake Applied System (BAS). Ao se pisar no freio este sistema libera a ação do acelerador, evitando assim que o veículo fique acelerado.
A exemplo dos automóveis da concorrente Fiat, o Easytronic Gen II traz o recurso conhecido como “creeping”, onde o sistema se encarrega, automaticamente, de mover lentamente o veículo conforme o usuário solta o pedal de freio, como acontece com o câmbio automático convencional. Na prática o sistema proporciona uma leve aceleração, facilitando as manobras de estacionamento e arrancada em rampas leves.
O Chevrolet Agile Easytronic, baseado na versão LTZ, vem equipado com o velho conhecido motor 1.4 Econo.Flex, que rende 102 cavalos de potência. Na lista de equipamentos, o modelo traz airbags frontais, freios antibloqueantes (ABS) e EBD, rodas de liga-leve, controlador de velocidade de cruzeiro, faróis com acendimento automático, faróis de neblina, sistema de som com Bluetooth e quatro alto-falantes e dois tweeters, banco do passageiro dianteiro rebatível, vidros, travas e retrovisores com acionamento elétricos, ar-condicionado com visor digital e direção hidráulica.
Fonte: BlogAuto
Nenhum comentário:
Postar um comentário