Um ano após seu lançamento, o Cobalt é um sucesso no mercado brasileiro, totalizando mais de 6 mil unidades vendidas em julho. E agora, para complementar suas vendas e ampliar sua proposta de carro familiar, a Chevrolet apresentou nesta quinta-feira, 23, duas novas versões para o sedã compacto, ambas equipadas com um motor mais “digno”. Trata-se do “novo” 1.8 litro Econo.Flex, estreado na minivan Spin, que será oferecido com câmbio automático ou manual, de cinco e seis velocidades, respectivamente.
A começar pelo visual, o Chevrolet Cobalt 1.8 traz alguns diferenciais em relação ao modelo equipado com o propulsor de 1.4 litro. Os faróis receberam máscara negra, batizadas pela montadora de “Dark Chrome”, enquanto as lanternas traseiras agora tem acabamento prateado, com lentes transparentes. Na versão LT, o carro traz rodas de ferro com calotas, bem mais harmoniosas que as do LS e LT com o motor menor. Já a LTZ traz rodas de liga leve com design exclusivo e acabamento diamantado. Ambas contam com aerofólio na tampa traseira.
Por dentro, também há diferenciais. Na versão LT automática e em todas a LTZ, o volante conta com acabamento em couro. E todas as versões equipadas com a transmissão automática contam com piloto automático com botões de acionamento no volante. O console central foi levemente alterado, para receber a alavanca de câmbio automático, e o modelo traz ainda luz interna individual no teto e acabamentos cromados no cluster de instrumentos. Os bancos ganharam novos tecidos.
O motor 1.8 Econo.Flex que equipa o Cobalt traz coletor de admissão em plástico, com um novo ressonador, que garante menor ruído de aspiração e melhor distribuição do torque, além de conferir melhor dirigibilidade, aceleração mais uniforme e menor consumo de combustível. Segundo a marca, o motor traz “uma evolução do sistema drive-by-wire, de última geração, que possibilita respostas mais rápidas ao acelerador e que trabalha integrado ao System Zero, uma tecnologia 100% desenvolvida pela GM, que gerencia o motor baseado em torque”.
Ele é capaz de desenvolver 108 cv de potência com etanol e 106 cv com gasolina, sempre a 5.400 rpm. O torque é de 17,1 kgfm e 16,4 kgfm, respectivamente, disponível a 3.200 rotações. Ainda de acordo com a Chevrolet, 90% do torque está disponível entre 2.500 e 4.700 rpm. Com câmbio manual, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos com etanol e com gasolina, enquanto com transmissão automática esse número salta para 10,9 segundos com etanol e 11,1 segundos com gasolina. A velocidade máxima é sempre de 170 quilômetros por hora.
A transmissão manual de cinco velocidades (F17 Geração 1.5) recebeu melhorias para equipar o Cobalt 1.8. A primeira delas são os novos seletores de engate, que conferem menor esforço e maior precisão nas trocas de marcha. Ela conta também com sincronizadores triplos que permitem trocas mais esportivas e sem “arranhar” as marchas.
Já a transmissão GF6 – automática de seis marchas e que oferece trocas no modo sequencial – conta com o sistema adaptativo de trocas de marcha, módulo de controle integrado, que elimina cabos entre o módulo e a transmissão e também o freio motor, que mesmo quando o motorista alivia o pé do acelerador, mantem a marcha, dando a sensação de maior controle do veículo.
“Esta transmissão se adapta ao estilo de condução do motorista e conta com uma lógica de calibração que seleciona as marchas segundo a necessidade. Por exemplo, em uma descida, a transmissão reduz marchas para ajudar a segurar o carro, mesmo sem a intervenção do condutor. Em subidas, ela evita trocas desnecessárias de marcha, utilizando melhor a faixa de torque do motor”, afirma Paulo Riedel, diretor de Engenharia de Powertrain da GM América do Sul.
A transmissão ainda conta com o conversor de torque com tecnologia EC3, que traz menor consumo de combustível e trocas de marchas mais suaves, graças a uma embreagem hidráulica interna ao conversor que se acopla a cobertura frontal, evitando o escorregamento do conjunto e aumentando a eficiência da transmissão.
O Cobalt LT vem equipado de série com ar-condicionado, direção hidráulica, desembaçador traseiro, travas elétricas, airbag duplo frontal, grade dianteira cromada, coluna de direção com regulagem de altura, freios ABS com EBD, vidros elétricos nas portas dianteiras, alarme anti-furto, computador de bordo e luz de leitura para os passageiros do banco de trás.
A LTZ, topo de linha, conta ainda com rodas de liga-leve, farol de neblina dianteiro, maçanetas internas e comandos do ar-condicionado cromados, volante com revestimento em couro e controles de rádio e celular, barra cromada na traseira, rádio AM/FM com leitor para CD/MP3, Bluetooth e entrada USB, espelhos retrovisores com regulagem elétrica, acionamento elétrico para todos os vidros e sensor de estacionamento.
Confira abaixo a tabela de preços:
LT 1.8 manual – R$ 43.690
LT 1.8 automático – R$ 46.690
LTZ 1.8 manual – R$ 46.990
LTZ 1.8 automático – R$ 49.990
O Chevrolet Cobalt 1.8 tem garantia de 3 anos sem limite de quilometragem.
Fonte: BlogAuto
Nenhum comentário:
Postar um comentário