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sexta-feira, 27 de maio de 2011

CKD, a salvação da GM no Brasil


“Complete Knock-Down”, eis a frase mágica que fará com que a GM consiga recuperar o tempo perdido no Brasil. Mais conhecida pela sigla CKD, trata-se de um processo de produção que consiste em enviar um veículo completo desmontado para ser finalizado no país onde será vendido. Graças à ele, a montadora americana conseguirá lançar novos modelos em tempo recorde enquanto não nacionaliza a produção deles.

É o caso do Cruze. O sedã médio – e hatch mais recentemente – começará a ser vendido no Brasil em agosto por essa modalidade. Virá em kits de CKD para finalização em São Caetano do Sul, onde passará a ser produzido aos poucos. E a estratégia não ficará apenas nele. Há outros modelos planejados desta maneira.

A verdade é que a GM não pode perder mais tempo. Se fosse uma corrida, a GM estaria uma volta atrás dos líderes. Querem um exemplo? O Vectra (na verdade, o Opel Astra da geração anterior) chegou em 2005, cerca de três anos depois da Europa. Tinha força para brigar com o Corolla “Brad Pitt” e com o Civic lançado em 2000, mas logo ficou obsoleto quando Honda e Toyota lançaram as novas gerações desses modelos.

Se fosse esperar pela produção nacional do Cruze, talvez o carro não ficasse pronto até o final de 2012. Aí o problema se repetiria e o Cruze estaria natimorto.Com o CKD, ela antecipa a chegada e aproveita o bom momento do câmbio para importação – quase todos os países produtores hoje são mais baratos que o Brasil.
fonte: BlogAuto

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Chefe executivo da General Motors recebeu US$ 2,53 milhões em 2010


A remuneração de executivos da GM é restrita por diretrizes definidas pelo governo dos Estados Unidos, após a companhia ter aceitado um pacote de financiamento de US $ 50 bilhões, o que evitou sua falência.

Akerson recebeu US$ 566.667 em salário e outros US$ 1,76 milhões em prêmios em ações. O executivo estava no comando de abertura de capital da GM, em novembro, e ajudou a empresa a fechar 2010 com seu maior lucro em dez anos.

Para 2011, o CEO não vai ter aumento, o que significa que ele vai ganhar US$ 9 milhões este ano, a mesma quantidade que Ed Whitacre receberia se não tivesse deixado o cargo no ano passado. A compensação será de US$ 1,7 milhão em salário e cerca de US$ 7,3 milhões em prêmios em ações.

O CEO da Ford Motor, Alan Mulally, recebeu no ano passado cerca de US $ 26,5 milhões, após aumento de 48% em relação ao ano anterior. Ele foi o responsável por reerguer a Ford sem pedir empréstimos ao governo.
Fonte: G1

terça-feira, 24 de maio de 2011

General Motors apresenta nova Zafira


Apresentado no Salão de Genebra, o conceito da nova Zafira atraiu olhares de todos, ainda que carro bonito não faltasse no evento suíço. Felizmente, a General Motors manteve praticamente intacto o visual da minivan na versão de produção, que acaba de estrear no mercado europeu. O atual modelo, no entanto, continua na ativa – para diferenciá-los, a montadora batizou o novo carro de Zafira Tourer. Na Inglaterra, a novidade chega sob a bandeira da Vauxhall, enquanto no restante da Europa ela é Opel.


Na frente, destaque para os faróis, que invadem o para-choque e parecem formar uma só peça, e o para-brisa, que praticamente se funde ao teto solar panorâmico. Internamente, a Zafira Tourer oferece mais espaço em relação à minivan atual, graças ao comprimento 19 cm mais longo. Colabora para um melhor aproveitamento interno o sistema Flex7, composto por sete bancos, onde a terceira fileira pode ser “guardada” no assoalho, enquanto a segunda tem assentos individuais. Quanto ao porta-malas, a capacidade subiu de 645 para 710 litros quando a terceira fileira está recolhida. A nova Opel Zafira Tourer é impulsionada por motores 1.4 (turbo) e 1.8, ambos a gasolina, e outro 2.0, a diesel.


A nova Zafira, infelizmente, não virá para o Brasil. Por aqui, a Chevrolet terá o projeto PM7, que substituirá também a Meriva.
Fonte: iGCarros

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Chevrolet Vectra se despede com série Collection


O modelo que já foi um dia referência em design no Brasil está se despedindo do país. O Vectra, sedã médio da Chevrolet, deixará de ser produzido no mês que vem, segundo apurou o site Blogauto. Em seu lugar a GM prepara a chegada do Cruze, um automóvel global que hoje é vendido nos Estados Unidos, Europa e Ásia, entre outros.

Para marcar o fato, a montadora prepara uma série especial batizada de Collection, como adiantou outro blog, o Autos Segredos. Limitada a 2 mil unidades, a série assumirá o lugar da versão Elite, topo de linha atualmente.

O Vectra Collection terá lista de equipamentos completa que inclui rodas aro 17 de desenho semelhante ao do hatch Vectra GT, bancos em couro e a inscrição “Collection” em vários detalhes do carro. E será numerada de 0001 a 2000.

Astrão

Apesar de levar o nome Vectra, o atual modelo na verdade trata-se da geração anterior do Astra europeu. O verdadeiro Vectra morreu oficialmente em 2005 no Brasil e na Europa foi substituído pelo sedã Insignia. O “Astrão”, no entanto, nunca teve a popularidade do Vectra anterior, ofuscado que foi pelos japoneses Corolla e Civic. Curiosamente, esse Vectra autêntico também teve uma série Collection meses antes de sair de linha.

Com o Cruze, a Chevrolet refaz seus planos de voltar a ser protagonista no segmento de sedãs e hatches médios. Moderno, confortável e com um motor 1.8 Ecotec eficiente (um dos pontos mais criticados do atual Vectra), o Cruze chegará em setembro nas duas versões de carroceria, mas ainda importado desmontado para ser finalizado no Brasil. A partir de 2012, o modelo começa a ser efetivamente fabricado em São Caetano do Sul.
Fonte: iGCarros

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Novo Calibra tem produção confirmada, diz site


Parece que a promessa da Opel de retomar a produção do Calibra será de fato cumprida. Segundo o site inglês Auto Express, um documento vazado da General Motors confirma que a empresa trabalha em um novo cupê, que ressuscitará o nome do belo veículo que viveu entre 1989 e 1997 – no Brasil, a Chevrolet comercializou o carro entre 1994 e 1997.


De acordo com a publicação inglesa, o futuro Calibra será visualmente inspirado no GTC Concept, apresentado no Salão de Genebra de 2007, e será montado sobre a plataforma do Insignia (sucessor do Vectra na Europa).


Especula-se que a versão esportiva do Calibra, provavelmente batizada de VXR, levará um motor V6 turbo de 2.8 litros, capaz de chegar a 325 cv. Sua produção é esperada para outubro de 2012, na fábrica da GM de Russelsheim, na Alemanha, e suas vendas são esperadas para o início de 2013.
Fonte: iGCarros

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Chevrolet Cruze tem novo recall nos EUA


O Chevrolet Cruze já é o segundo carro mais vendido da General Motors nos Estados Unidos (perde apenas para as picapes da série Silverado), mas sua vida não está nada fácil neste começo de ano. A divisão local da marca acaba de convocar 154.112 unidades do carro para averiguar a fixação correta do volante. O mesmo recall também será realizado no Canadá.

Este é o segundo chamado de revisão emergencial do Cruze na região, que em abril teve 2.100 unidades inspecionadas por conta do mesmo problema. Na época, a fabricante alertou sobre a possibilidade do volante se desprender da coluna de direção, aumentando o risco de acidentes. A fabricante revela que até agora somente um caso de acidente foi registrado.

Entre os mais de 154 mil Cruze envolvidos no novo recall, 120.295 unidades também terão o câmbio automático inspecionado. As versões com câmbio manual ficam de fora dessa revisão.

Cruze no Brasil

A chegada do novo sedã da Chevrolet no mercado brasileiro está programada para agosto deste ano. A missão do carro será substituir o Vectra, que deve sair de linha até o final de 2011. Por aqui, o lançamento será montado em regime CKD (sigla em inglês para “Completamente Desmontado) na planta da GM em São Caetano do Sul (SP).
Fonte: iGCarros

sábado, 14 de maio de 2011

GM divulga detalhes do Corvette 2012



O Celta não é o único carro da GM que mesmo antes da metade de 2011 já é vendido como modelo 2012. Outro modelo precoce da marca é o Corvette, que acaba de estrear na nova linha nos Estados Unidos. E para justificar a mudança na gama, a montadora alterou alguns detalhes do superesportivo, que segue à venda nas versões Z06 e ZR1.





As alterações mais evidentes estão no interior, que recebeu um novo volante com comando de som e telefonia e os bancos concha revados - as bordas dos assentos, antes arredondadas, agora são achatadas . A “Chevy” ainda oferece o Corvette 2012 na série limitada Centennial (modelo das fotos), que contém referências ao centenário da General Motors.





Por fora o carro também muda, mas é preciso olho clinico. A nova linha do “Vette” vem agora com pneus ainda mais eficiente. Segundo a GM, essa nova característica melhora em 8% o desempenho do carro em aceleração lateral. Em outras palavras, ele “gruda” melhor no chão durante as curvas. A versão Z06 ainda passa a contar com opcionais antes exclusivos do Corvette ZR1, como os freios Brembo com discos de cerâmica e o capô de fibra de carbono.



No entanto, a Chevrolet não aplicou evolução alguma aos conjuntos mecânicos. O Corvette Z06 segue com o motor 7.0 V8 de 505 cv com opções de câmbio manual ou automático, enquanto o ZR1 mantém o bloco 6.2 V8 Supercharged com seus 638 cv. A versão mais potente é vendida apenas com transmissão mecânica.

Fonte: iGCarros

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Chevrolet Aveo chega ao Brasil em setembro



Depois de anos de ostracismo, tendo de engolir seco o avanço tecnológico das rivais, a General Motors do Brasil enfim teve carta branca para investir em novos produtos. E parece que tomou gosto pela coisa.





Atualmente a divisão brasileira de desenvolvimento de novos veículos trabalha em diversos projetos ao mesmo tempo, alguns que nem mesmo estão garantidos ainda, tudo para renovar a linha no país num prazo muito curto, de apenas dois anos.





“Nunca trabalhamos tanto”, nos confidenciou um engenheiro da empresa. “Nem mesmo na virada do século”, completou o funcionário que, por razões óbvias, não pode se identificar. Por volta de 2000, a GM lançou no mercado vários modelos que estão até hoje em produção, um sinal da obsolescência de parte da linha.



Além de alguns projetos já esperados, como o sedã e hatch Cruze, a nova picape S10 e o projeto Ônix, que substituirá o Celta e o Prisma, iG Carros apurou que a Chevrolet decidiu lançar o Aveo no Brasil. E logo: a previsão é que o hatch compacto premium chegue ao país em setembro, logo depois do Cruze.



Rival do New Fiesta



A estratégia é uma reviravolta nos planos originais da GM. Anteriormente, o Agile faria o papel de compacto intermediário, mas sua família acabou restrita apenas à picape Montana. Depois disso, surgiu o projeto GSV (de Global Small Vehicle), que deu origem ao sedã Cobalt e à minivan PM7. Construído sobre a base do Corsa III europeu, o GSV é mais moderno que o Agile, que deriva do Corsa I, mas não é unanimidade na direção da GM: “há quem não queira o Cobalt no Brasil e pode ser que ele nem seja lançado aqui”.



Para a sorte dos consumidores, a GM decidiu trazer para o Brasil o novo Aveo, um hatch compacto premium que foi lançado na Europa e que será produzido nos Estados Unidos com o nome Sonic. Chegou-se a pensar em fabricá-lo no México, mas a pressão por empregos nos EUA tornou a hipótese inviável.



Graças a isso e à crescente concorrência no Brasil, a GM decidiu produzir o Aveo em São Caetano do Sul. Mas tal qual o Cruze também o Aveo será lançado em 2011 ainda com peças importadas – apenas a montagem será feita aqui. A ideia é nacionalizá-lo aos poucos e assim não atrasar o lançamento do modelo.



A GM quer que o Aveo – o nome ainda está sendo analisado – brigue diretamente com o New Fiesta hatch, que chega ao país em breve. Ou seja, ele ficará acima do Agile, na faixa de R$ 45.000.



Motor Ecotec



Moderno e atraente, o novo Aveo foi desenhado seguindo os elementos de uma motocicleta. Por isso os faróis são circulares assim como o painel lembra a configuração de uma moto. Além de espaçoso, o Aveo será potente e econômico. Uma versão nacional do motor 1.4 Ecotec será feita em Joinville, SC, assim que a nova fábrica ficar pronta, em 2012. Não se sabe ao certo quantos cavalos renderá o motor, mas tome-se como exemplo sua versão turbo, com 138 cv, e temos uma boa ideia do que virá por aí.



Por enquanto, apenas o Aveo hatch está confirmado. Existe uma bela versão sedã, mas ela só virá caso a aceitação do Aveo seja alta, o que poderá inviabilizar o lançamento do Cobalt no Brasil. Na atual linha da Chevrolet, o novo hatch matará o Corsa, mas não de imediato: o veterano modelo conviverá por algum tempo com a novidade até que não haja mais interesse por ele. Pelo que representa o Aveo, isso deve acontecer logo.

Fonte: iGCarros

quarta-feira, 11 de maio de 2011

GM inicia construção de fábrica de motores em SC


A General Motors do Brasil e autoridades do estado de Santa Catarina deram início hoje à construção da fábrica de Joinville, prevista para ser inaugurada em 2012. A planta catarinense, que consumiu R$ 350 milhões em investimentos, terá capacidade para entregar 120.000 motores e 200.000 cabeçotes de alumínio por ano, que serão enviados às fábricas de Gravataí (RS) e Rosário (Argentina) – locais onde ocorrem, atualmente, a produção de Prisma e Celta e Agile, respectivamente.

Segundo a GM, as instalações da linha de montagem devem ocorrer em novembro, e em seguida o treinamento dos futuros empregados da nova unidade fabril – que terá uma área de 500 mil metros quadrados, sendo 50 mil de instalações da fábrica propriamente dita. “Joinville possui excelente infra-estrutura e mão-de-obra bastante qualificada, além de contar com a proximidade de cinco portos no estado de Santa Catarina, o que favorece e muito seu desempenho do ponto de vista estratégico de nossas operações”, explica o vice-presidente de Comunicação, Relações Públicas e Governamentais, Marcos Munhoz.
Fonte: iGCarros

Opel Astra GTC segue fiel a protótipo


Apenas os olhares mais atentos perceberão as diferenças entre o Vauxhall GTC Paris Concept, revelado no Salão de Paris, e o Opel Astra GTC, apresentado agora pela divisão europeia da General Motors – o primeiro antecipava como seria o segundo. Exceto pelos faróis de neblina e pelas saídas do escapamento, tudo foi mantido em relação ao protótipo.


Na Europa, o lançamento da Opel começa a ser vendido no segundo semestre, logo após sua estreia oficial durante o Salão de Frankfurt. A marca, no entanto, não revelou qual motor equipará o esportivo – sabe-se apenas que a versão VXR, que estreará no Salão de Genebra de 2012, terá aproximadamente 300 cv, e que o chassi do GTC será modificado em relação ao Astra original.

Mas não se empolgue com o Astra GTC: embora a Opel esteja de malas prontas para a Argentina, ampliando sua participação na América do Sul, o Brasil está fora da sua rota, já que a convivência entre seus produtos e os da Chevrolet é inviável, como já disse ao iG Carros Nick Reilly, presidente da empresa.
Fonte: iGcarros

terça-feira, 10 de maio de 2011

Na Europa, Corsa ganha versão esportiva


Por aqui seu futuro é incerto. Na Europa, porém, o Corsa ganha a versão Nurburgring. A Vauxhall, subsidiária inglesa da General Motors, equipou o compacto com um motor 1.6 turbo de 205 cv, capaz de leva-lo aos 100 km/h em 6,5 segundos e à velocidade máxima de 230 km/h. Seu principal concorrente será o Renault Clio RS – ambos estão gerações à frente dos modelos que rodam por aqui.


Para acompanhar o desempenho, há freios Brembo (30% mais leves que os originais), enquanto o ABS e os controles de estabilidade e tração foram reconfigurados.


Já a suspensão está 20 mm mais baixa na frente e 15 mm atrás. O Vauxhall Corsa VXR Nurburgring Edition se difere visualmente pelas rodas, logotipos da série e duas novas cores: verde Grasshopper e vermelho Henna.
Fonte: iGcarros

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Nova Zafira vai perdendo a timidez


A nova Opel Zafira vem perdendo a camuflagem. Após aparecer totalmente “carregada” em testes na Lapônia, a minivan ressurge sem tantos embaraços estéticos. Apresentada como protótipo durante o Salão de Genebra, a novidade está prestes a ser oficialmente lançada – provavelmente no Salão de Frankfurt, em setembro.


Pouco se sabe sobre a nova Zafira, mas esperam-se motores de 1.4, 1.6, 1.7 e 2.0 litros – os dois últimos movidos a diesel. Outra dúvida é quanto ao interior do modelo: será que, assim como externamente, onde as linhas são praticamente idênticas às do conceito, os banco modulares serão mantidos?


Muito aguardada no mercado europeu, a nova Zafira não virá para o Brasil. Por aqui, a Chevrolet terá o projeto PM7, que substituirá também a Meriva.
Fonte: iGCarros

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Grace Lieblein será nova presidente da GM do Brasil


Apesar da saída inesperada de Denise Johnson da presidência da General Motors do Brasil, a montadora norte-americana apostará novamente numa mulher para ocupar o cargo. Segundo apurou a reportagem de iG Carros, Grace Lieblein será a nova comandante da filial brasileira que, desde fevereiro, tem o cargo vago (o antecessor, Jaime Ardila, hoje presidente da GM na América do Sul, acumulou a função provisioriamente).

Grace compartilha certas características com a antecessora: seu pai, assim como o avô de Denise, foi funcionário da GM no passado; é também engenheira e norte-americana. Desde 2008, Grace, de 50 anos, é presidente da General Motors do México.

Filha de um cubano refugiado regime de Fidel Castro e de uma nicaraguense, Grace entrou na General Motors em 1978 como trainee. Ao contrário de sua antecessora, a nova presidente chegará ao Brasil com experiência à frente de uma das filiais da empresa. Denise Johnson interrompeu uma longa tradição na GM, que normalmente utiliza o cargo no Brasil como trampolim para postos mais altos - vários ex-ocupantes chegaram a dirigir a montadora, como Rick Wagoner e Fritz Henderson - a americana permanceu apenas pouco mais de seis meses no cargo.

Após iG Carros publicar a notícia com exclusividade, o anúncio oficial foi divulgado. "Estamos felizes em contarmos com a liderança da Grace nesse momento tão importante para a GM do Brasil, de colocar em prática os planos que conduzirão a empresa em direção ao futuro. Com os seus sólidos e amplos conhecimentos de engenharia e de desenvolvimento de produtos, combinados com fortes características de negócios, Grace é o tipo de pessoa que poderá assegurar que a GM continue inovando, de forma a desenhar, fabricar e vender veículos, de classe mundial, que atendam as expectativas de nossos clientes”, explica Jaime Ardila, presidente da GM América do Sul.
Fonte: iGCarros

quarta-feira, 4 de maio de 2011

GM revela novo Malibu por inteiro


A nova geração do Chevrolet Malibu, enfim, teve sua face revelada pela General Motors. O modelo será a maior novidade no estande da marca no agitado Salão de Xangai, na China, que acontece entre os dias 21 e 28 deste mês. E a fabricante aposta forte no adjetivo “novo” para o sedã. Com início de vendas nos Estados Unidos previsto para o 2° semestre de 2011, o carro chegará ao mercado já como modelo 2013. Por aqui, o veículo deve chegar no próximo ano.


A imagem que finalmente mostra o carro por inteiro revela um Malibu bastante jovial em relação ao modelo atual. As linhas mais acentuadas no capô é o que os designers de carro costumam chamar de “sensação de força” ou “formas musculosas”, como preferem os desenhistas norte-americanos. Os faróis também são bem mais ousados que os da linha anterior e a grade recortada no meio com a gravatinha, identidade da marca, está lá.

O desenho da traseira, embora a foto ainda mostre pouco, pega emprestado elementos do novo Camaro, outro “musculoso”. O detalhe mais evidente desse compartilhamento de influências é o desenho da lanterna em semicírculo. Outra imagem recente do carro também revela um interessante detalhe do painel: a tela central do sistema multimídia é móvel e serve como uma tampa para um porta-trecos com iluminação de led.

A GM, no entanto, ainda insiste no mistério em relação aos detalhes mecânicos do novo Malibu, o nono da “dinastia” iniciada em 1964. Mas os boatos já são uma luz no fim do túnel. Segundo o website da revista inglesa AutoCar, o sedã deverá manter o motor 2.4 Ecotec, mas com a vantagem do sistema de injeção direta de combustível. A publicação também afirma que o modelo ainda terá uma nova versão com propulsor 2.0 turbo.
Fonte: iGCarros
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