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segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Com "novo" visual, Celta e Prisma chegam às concessionárias


A apresentação da linha 2012 de Celta e Prisma à imprensa especializada ocorre na próxima terça-feira (com cobertura do iG Carros), mas os modelos começam a desembarcar nas concessionárias. Um leitor do blog CarPoint News e integrante do Celta Clube registrou as primeiras imagens dos modelos no pátio de uma loja da Chevrolet em Cuiabá (MT).

Ocupando a terceira e a 14ª posições, Celta e Prisma sofrem alterações mínimas: a grade leva um novo friso, alinhada à nova identidade da marca; faróis e lanternas estão levemente escurecidos e as calotas foram redesenhadas. Internamente, o maior destaque é o volante, que tem novo aplique, enquanto o painel tem grafia diferenciada, os botões da ventilação foram trocados e os bancos tem outro padrão de tecido. Por fim, a manopla do câmbio foi refeita.

Outra novidade será a incorporação das nomenclaturas LS e LT, dividindo as versões por nível de equipamentos. Quanto à motorização, permanecem os blocos de 1 litro de 77/78 cv e 1.4, de 95/97 cv.
Fonte: iGCarros

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Chevrolet garante: lançará “quatro veículos inéditos” no Brasil em 2011


Quando se trata de frases de efeito, a General Motors é especialista. Lembram quando a montadora anunciou que “renovaria toda a sua linha até 2012″? Pois bem, não passou muito tempo para que a empresa fizesse uma releitura da promessa dizendo que nem toda “renovação” significaria modelos realmente novos. Agora, a marca volta a prometer muita coisa: quatro modelos inéditos no Brasil em 2011.

A declaração foi feita pelos executivos da GM em Detroit, como revela o UOL Carros. Sem dar detalhes dos modelos, o site cogita o Cruze, o Spark, a S10 e a minivan PM7, sucessora da Meriva e da Zafira. Como gato escaldado tem medo de água fria, colocamos os dois pés atrás nessa suposta lista de lançamentos.

O Cruze poderia vir importado, apenas para sentir a receptividade do público ou, então, ter o CKD adiantado. Porém, parece cedo ainda para que o sedã desembarque no Brasil. Cedo pelo cronograma lento da GM porque o Cruze já deveria ter tomado o lugar do Vectra.

O Spark deve se referir ao projeto Ônix que, na realidade, pouco deve trazer desse compacto. Como dissemos aqui, a GM usará mais uma vez uma mistura de componentes que inclui as eternas partes do Corsa de 1994. Esses compactos, sedã e hatch, no entanto, precisam que a fábrica de Gravataí seja ampliada para entrarem em produção.

A minivan PM7 já foi flagrada no Campo de Testes de Cruz Alta, mas parece ainda “verde” para chegar, até porque usaria a mesma base do Cruze e nem é prioridade no mercado brasileiro.

A S10 talvez seja o modelo mais adiantado: unidades já rodam pelo país e a chance dela surgir no 2º semestre é grande. Até porque a rival Ford tem a nova Ranger na boca do forno.

Além desses, temos o projeto GSV, um hatch e sedã que ocuparão o espaço do Astra hoje. Não se viu ainda protótipos finais, apenas mulas do Opel Corsa, ainda assim é um segmento importante em que a GM está defasada.

Ou seja, como se vê, parece otimista demais imaginar que a GM terá quatro carros novos este ano. Podemos ter até uns dois ou três, quem sabe, mas uma reestilização (Celta 2012?) pode entrar nessa conta cuja matemática só a marca americana entende.
Fonte: BlogAuto

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Estreante, Volt é eleito Carro do Ano nos EUA


Bastou pouco menos de um mês nas ruas para que o Chevrolet Volt fosse eleito Carro do Ano nos EUA. A estreia com título é oportuna, já que o carro marca uma nova fase da montadora. Vendido como elétrico, o Volt é um híbrido, já que seu motor a combustão serve não só para abastecer os motores elétricos, mas também para movimentar as rodas, em último caso. Entre os finalistas a Carro do Ano, também estava Hyundai Sonata e Nissan Leaf, que recentemente fora eleito Carro do Ano na Europa.

Entre os utilitários, o Ford Explorer venceu como SUV do Ano, superando os também novos Jeep Grand Cherokee e Dodge Durango. É o terceiro título consecutivo da Ford na categoria, que venceu em 2009 e 2008 com Transit Connect e F-150. Em 2010, o Car Of The Year foi o Ford Fusion.
Fonte: iGCarros

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Chevrolet Classic: quase tudo na mesma


A primeira geração do Corsa chegou por aqui em 1994 dando um banho nos concorrentes. O novo hatch da Chevrolet era superior a Fiat Uno, Ford Escort e Volkswagen Gol em tecnologia, consumo, frenagem, aerodinâmica, estabilidade, segurança e conforto. Além de melhor de guiar, seu estilo era muito mais atraente, sua suspensão mais sofisticada e o motor, mais moderno. Alguns itens, inclusive, eram totalmente desconhecidos dos rivais, como a forração fonoabsorvente, que reduzia o ruído externo.

Internamente, a ergonomia tinha melhores soluções, enquanto o acabamento imediatamente se tornou uma referência no segmento, sem lataria aparente ou materiais de má qualidade. O painel de instrumentos era mais simpático e o volante unia simplicidade e criatividade. Na versão GL, mais requintada, havia um display acima das saídas de ar-condicionado, fazendo do Corsa um ET diante dos concorrentes. Só o desempenho e o espaço interno traseiro levavam críticas.

Design by China

Hoje disponível apenas na carroceria sedã (surgida em 1995) e rebatizado de Classic, o antigo Corsa passou pela segunda e mais profunda reestilização. Mudança essa que não deu muito trabalho: bastou trazer o ferramental que fazia o modelo na China e pronto, frente e traseira estão renovados. O resultado é um desenho que fica no meio do caminho: está melhor que o antigo, mas anos-luz do modelo chinês (que atende por Sail), esse sim profundamente transformado. Outro ponto a favor do Classic nesse sentido é que Renault Logan e Fiat Siena Fire, seus principais concorrentes, também não são muito amigos do espelho.

Sai pra lá

Leve no Classic só quem você gosta, preferencialmente pessoas com que já tenha contato físico. Porque invariavelmente motorista e passageiro esbarram seus braços a qualquer movimento. Quem vai atrás não reclama do espaço, desde que indo para a balada ou numa viagem mais longa a turma se divida em dois carros, já que um terceiro elemento ali viraria inimigo já nos primeiros quilômetros. O porta-malas não é o maior da categoria, mas leva bem a bagagem de quatro adultos.

O acabamento, embora espartano e sem requintes, é decente. Não há rebarbas ou peças mal encaixadas. Uma crítica mais acentuada vai para a exposição de alguns parafusos – diga-se de passagem, falha também encontrada em carros de categoria superior, como Fiesta e EcoSport, por exemplo. E o painel, antigo, ao menos apresenta as informações com clareza.

Nada contra o motor 1.0 de 76/77 cv e 9,5/9,7 kgfm de torque (gasolina/etanol). Pelo contrário: ele é ágil na cidade e vai bem na estrada – excluindo o fato de que a 120 km/h ele trabalhe a ruidosas 4.200 rpm. O problema é o câmbio de engates longos, quase quilométricos. Não há defeito nos engates, exceto pela quinta marcha e a ré, que sempre arranha. Mas a distância entre uma marcha e outra cansa o motorista e aniquila o potencial do Classic em ser um carro agradável de guiar. Os freios passam segurança e a suspensão encontra bom equilíbrio entre conforto e firmeza.

Seu preço de tabela é de R$ 28.044. Disponível unicamente na versão LS, seu preço sobe para R$ 35.124 com direção hidráulica, ar-condicionado, rodas aro 15, travas e vidros elétricos e pintura metálica.

O Classic é, na verdade, um sobrevivente e um injustiçado. Resistiu à chegada do Corsa II mantendo bons números de venda mesmo tendo sido depenado e perdido as versões mais requintadas. Foi rebaixado de novo quando a Chevrolet lançou o Prisma, mesmo sendo mais confortável, bem acabado e melhor de guiar. E agora ganha um visual que não serve mais nem para a China. Para seu consolo, o Classic assumiu o posto de sedã mais vendido da Chevrolet no País, com 1.117.804 unidades vendidas até dezembro – superando o Chevette, até então detentor do título com 1.065.113 emplacamentos em toda sua existência. Um prêmio que dá certa dignidade ao fim da vida do cansado e velho trabalhador.
Fonte: iGCarros

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Nova geração da minivan Zafira é flagrada


Recuperada da crise, a Opel retoma seu cronograma de lançamentos, ainda atrasado. Depois do novo Astra e da nova Meriva agora é a vez da minivan Zafira. A nova geração está no final da fase de desenvolvimento e deve estrear no mercado europeu no final do ano - antes disso, ela surgirá no Salão de Frankfurt, em setembro.

As primeiras imagens de um protótipo foram conseguidas pelo site Carscoop e mostram que o modelo seguirá à risca o design do Astra: linhas elegantes, mas conservadoras. A única surpresa até agora é o para-brisa alongado até parte do teto, uma invenção da rival C4 Picasso, da Citroën. Por outro lado, a Opel preferir não adotar as portas traseiras suicidas, introduzida na nova Meriva e que são abertas ao contrário das convecionais. O funcionamento facilita o acesso, sobretudo de crianças, mas causa um certo temor nos clientes. Segundo relatos, a minivan de sete lugares cresceu para oferecer mais espaço já que a atual geração é considerada apertada na 3ª fileira de assentos.

Assim como ocorreu na época do lançamento da Zafira de segunda geração, o Brasil não acompanhará a mudança. Até hoje é fabricada aqui a primeira geração, lançada em 2001. Mas um substituto está a caminho. É o projeto PM7, uma minivan mais simples, derivada do médio Cruze e que terá duas versões, uma com 5 lugares, e outra alongada, com 7 lugares. O objetivo é tirar de linha tanto a atual Zafira quanto a Meriva nacional. A expectativa é que isso ocorra em 2012.
Fonte: iGCarros

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Com visual do Agile, Montana bate recorde mensal


A influência do Agile no visual da Montana fez bem à picape, ao menos comercialmente. Em dezembro, o utilitário da Chevrolet bateu recorde mensal de vendas, com 4.245 unidades comercializadas, um salto de 51,5% frente aos 2.188 emplacamentos realizados em novembro. Na comparação com o resultado de 2009, quando foram vendidos 34.020 exemplares, a Montana foi 9,3% melhor, já que em 2010 foram 36.662 carros.

Nos dois anos, no entanto, a Montana não conseguiu bater a sempre líder Strada. A picape da Fiat fechou o ano passado com 116.819 emplacamentos, seguida pela Volkswagen Saveiro (62.190) e Montana. Em 2009 a picape da Chevrolet ficou na segunda posição, atrás somente da Strada. A Montana inspirada no Agile foi lançada em setembro passado.
Fonte: iGCarros

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Novos Celta e Prisma 2012 chegam em fevereiro


A GM do Brasil promete renovar toda sua linha 2012, com produtos mais avançados e alinhados com os mercados mais evoluídos. É de se supor, então, que os novos Celta e Prisma 2012 não entrem na “conta”. Isso porque os compactos chegarão ao mercado com mudanças superficiais, como novo acabamento interno, calotas redesenhadas e grade alinhada à atual identidade da Chevrolet – similar à de Vectra e Malibu, por exemplo.

Outra novidade será a incorporação das nomenclaturas LS e LT, dividindo as versões por nível de equipamentos. O lançamento oficial de Celta e Prisma 2012 ocorrerá nos dias 31 de janeiro e 1° de fevereiro, em Porto Alegre (RS), com cobertura completa do iG Carros.
Fonte: iGCarros

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Chevrolet Prisma deve perder versão 1.0


As vendas do Prisma com motor 1.0 não vão bem. Lançado em fevereiro de 2009, o modelo tem de suportar a concorrência interna do modelo com propulsor 1.4 e do Classic reestilizado. Por conta disso, o sedã compacto na versão de entrada deve ser retirado de linha a partir do início de 2011, quando a linha também deve passar por modificações visuais. Algumas lojas da rede Chevrolet, conforme apurado pelo IG Carros, não têm o veículo no showroom há mais de cinco meses.

O principal motivo para o resultado negativo do Prisma 1.0 é a proximadidade de seu preço ao do modelo 1.4, R$ 31.144 contra R$ 32.485. O carro também é oferecido apenas com o acabamento mais simples, o que torna a opção seguinte mais convidativa aos consumidores. A General Motors do Brasil, porém, ainda não comenta sobre o assunto.
Fonte: iGCarros
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