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quinta-feira, 31 de março de 2011

Cobalt, o sucessor do Corsa e Astra Sedan


Depois de um longo período de marasmo, a General Motors prepara uma avalanche de lançamentos no Brasil. Segundo disse o presidente da montadora na América do Sul, Jaime Ardila, “iremos renovar completamente a linha até 2012”. Uma meta ambiciosa, mas que mostrará os primeiros resultados este ano.

Ao menos três modelos são esperados ainda em 2011. O primeiro deles é o Cruze que terá versões hatch e sedã lançadas até setembro. Ele substitui o Vectra que pode continuar sendo produzido apenas por alguns meses.

O outro é o Cobalt, anteriormente conhecido como projeto GSV (Global Small Vehicle). Trata-se de um sedã compacto no estilo do Logan, da Renault. Ou seja, apesar disso terá bastante espaço interno para suceder ao mesmo tempo o Corsa Sedan e o Astra Sedan.

iG Carros obteve informações de fontes dentro da montadora que adiantaram características do Cobalt, mostrado na fotomontagem produzida com exclusividade para o site.

Agile sedã

As linhas do Cobalt não serão tão elegantes já que o objetivo da Chevrolet foi criar um carro espaçoso para acomodar as famílias da emergente classe C. A frente segue o visual do Agile, mas não se trata de uma versão já que o Cobalt usa a plataforma do Opel Corsa D – o hatch usa a do antigo Corsa B, o nosso Classic. Um sinal que o sedã terá um projeto simples é o tipo de maçaneta usado, que abre para cima, um dispositivo mais barato que a própria maçaneta do Agile.

Segundo nossa fonte, o Cobalt será vendido em três acabamentos: LS, LT e LTZ. O motor usado será o 1.4 Econo.Flex, o mesmo do Agile, mas há rumores que a GM possa incluir um motor maior, talvez 1.6, na versão top. Embora ainda esteja longe do lançamento, a estimativa de preço hoje indica que o Cobalt custará entre R$ 39 mil e R$ 48 mil. Com isso, enfrentará modelos como o Ford Fiesta Sedan, Peugeot 207 Passion, o novo Fiat Siena, VW Voyage e o já citado Logan, entre outros. De quebra, serviria como alternativa para frotistas que optam hoje pelo Astra Sedan, que sairá de linha.

Para agradar esse público diverso, o Cobalt trará bons itens de série além de um porta-malas generoso, com cerca de 500 litros de capacidade. O interior, segundo relatos, terá elementos do Sonic, compacto que também será vendido aqui, e do novo Sail chinês, um sedã desenvolvido pela GM na China e que lá substituiu o Classic brasileiro.


O Cobalt é um dos modelos que serão produzidos em São Caetano do Sul, a mais antiga fábrica da GM no Brasil e que também montará as minivans PM5 (nova Meriva) e PM7 (sucessora da Zafira) – ambas compartilham a mesma base do novo sedã, inclusive.

terça-feira, 29 de março de 2011

Camaro vira Kei Mai Luo na China


Se você acha que é difícil falar mandarim, o idioma na China, nem imagina o quanto é complicado para um chinês aprender uma língua ocidental. Para facilitar a comunicação, a General Motors anunciou nesta semana sua decisão de mudar o nome do tradicional Camaro na região, que agora passa a se chamar “Kei Mai Luo”. A ação, segundo informe da marca, pretende deixar a pronúncia do musclecar mais adequada ao dialeto local.


O nome, segundo a Chevrolet, não tem nenhum significado específico, mas soa como o título original do esportivo. Seu lançamento com a nova alcunha está programado para o Salão de Xangai, que acontece em abril. Na China, o Kei Mai Luo será vendido apenas na versão com motor 3.6 V6 de 312 cv com opções de câmbio automático ou manual. O Camaro renomeado custará US$ 76.000 (cerca de R$ 126.000) no país asiático.
Fonte:  iGCarros

segunda-feira, 28 de março de 2011

No Malibu, conforto e espaço são as prioridades


Um amigo, que não manja muito de carros, chega em casa, avista a chave do Malibu sobre a mesa e pergunta: “Mudou muito o novo Classic?”. Explico que aquela chave presa ao alarme por uma pobre argola não é a do menor sedã da Chevrolet, mas sim a do segundo na hierarquia da marca. Ele, naturalmente, acha um absurdo que Vectra, Astra e até mesmo Agile terem chave e alarme integrados numa peça só e o sedã importado do Canadá, não. Pois esse é o Malibu: um sedã de qualidades, mas com algumas contradições.

Passada a primeira “frustração”, o Malibu recebe muito bem seus ocupantes. Quase nos esquecemos da tal chave ao sentarmos nos bancos especialmente confortáveis, que poderiam muito bem servir de cama naquela noite em que você chega tarde em casa e sua mulher lhe tranca para fora. Não bastasse a excelente acomodação dos bancos, há fartura de espaço. Inclusive atrás, onde é possível levar um terceiro passageiro com conforto, já que não há apoio central – o excesso de espaço compensa a falta do equipamento. E as pernas não esbarram nos bancos frontais por conta do avantajado entreeixos.


O acabamento interno, no geral, agrada. Alguns talvez não gostem dos detalhes em madeira, mas é provável que o público do Malibu, em sua maioria, até mesmo deseje o “requinte”. Os materiais usados são de qualidade e agradáveis aos olhos e ao tato, exceto pelas portas, que nos transmitiram uma certa frieza, incoerentes com o aconchego garantido pelos bancos. Já o painel, belo por si só, destoa da elegância pretendida pelo Malibu. E o ar-condicionado, digital, tem apenas uma zona de alcance. Por outro lado, os fãs de porta-objetos têm uma porção deles à disposição, principalmente aqueles responsáveis pelas latas, copos ou garrafas, que realmente seguram bem o objeto.

Outra contradição: os ocupantes também são agraciados com equipamento de áudio da marca Bose, famosa por seu refinamento sonoro. Mas na hora de manobrar, nada de sensor de estacionamento. Vai entender...

Bobão, eu?

Desfaça sua impressão de que o Malibu é aquela típica “barca”, com reações lentas na hora de acelerar, frear e fazer curvas. O sedã da Chevrolet surpreendeu pelo comportamento dinâmico, principalmente em relação à estabilidade. Embora sua direção não seja lá muito direta, privilegiando o conforto, é possível contornar as curvas com certa precisão e rapidez, sem que o carro demonstre algum sinal de dificuldade na tarefa ou que seus pneus de perfil baixo e 18 polegadas chiem. Num asfalto perfeitamente pavimentado (sim, cada vez mais raro), o Malibu parece flutuar, alcançando uma suavidade ao rodar bem acima da média.

Motor e câmbio formam uma dupla em sintonia, e o resultado é um sedã de 4,87 m de comprimento e quase 1,6 tonelada ágil na cidade e com fôlego de sobra na estrada. Mas não se empolgue com a existência do modo manual, operável apenas por paddle shifters no volante. Insosso, logo é deixado de lado. E não por conta do sistema escolhido, que avança e reduz marchas pelos dois lados, bastando empurrar ou puxar a peça, respectivamente. Mas sim por falta de agilidade e exclusivo domínio do condutor – em rotações altas, se você não passar a marcha, ele o fará por conta própria.

Mercado

Rival, principalmente, de Fusion e Azera, o Chevrolet Malibu tem vendas tímidas por aqui. Não se trata, até certo ponto, de falta de qualidade. A Chevrolet importa apenas 200 unidades por mês do modelo, quantia que lhe rendeu no ano passado 1.400 emplacamentos, contra 10.916 do Ford e 7.270 do Hyundai.

A Chevrolet deixou muita gente órfã em 1992. Saía de cena o Opala, produzido desde 1968, para dar lugar ao Omega, que era superior em muitos aspetos, inclusive no preço. Passaram-se os anos e, de certa forma, os órfãos do Opala viraram os clientes do Vectra, muito mais por falta de opção do que por escolha. Carro demais para um gerente, mas de menos para um diretor, o Malibu supre razoavelmente o abismo entre Vectra e Omega. Trata-se de uma boa escolha, que deve se tornar mais interessante na próxima geração.
Fonte: iGCarros

sexta-feira, 25 de março de 2011

Conceito antecipa nova geração da S-10


A picape S-10 é atualmente um dos carros mais longevos da General Motors no mundo. O utilitário foi lançado nos Estados Unidos em 1982, onde ganhou diferentes formas com o decorrer do tempo até 2004, quando saiu de linha. No Brasil, o modelo é produzido em São José dos Campos (SP) desde 1995 e lidera o segmento da camionetes médias há mais de 15 anos. Mas nem tudo dura para sempre.

A GM revelou nesta segunda-feira (21) as primeiras imagens do conceito Colorado, desta vez por inteiro. O protótipo, embora a marca não confirme, é uma prévia da próxima geração da S-10, cujo lançamento no mercado brasileiro é esperado para meados de 2012. Antes disso, a picape conceitual será um dos destaques do Salão de Bankok, na Tailândia, que abre suas portas no dia 23 de março.

O Colorado é a primeira picape a receber o novo visual “corporativo” da Chevrolet, composta pela grade recortada ao meio e o capô mais alto, além do logotipo ampliado. Não à toa o carro remete ao visual do Agile e a nova Montana. A parte traseira é convencional, com as lanternas posicionadas nas extremidades da caçamba, como a maioria dos modelos atuais do nicho. Já o interior inova com instrumentos digitais, volante multifuncional o design atualizado.


O conceito será apresentado na Tailândia com motor 2.8 turbodiesel. A GM, entretanto, não especificou maiores detalhes do bloco, tampouco dados de desempenho. A configuração de cabine estendida com portas suicidas (de abertura contrária as convencionais), porém, dificilmente será oferecida no Brasil, que tem público mais voltado para opções com cabine simples ou dupla.
Fonte: iGCarros

terça-feira, 22 de março de 2011

Opel Ampera em versão viatura policial


Uma das maneiras para fazer com que os carros elétricos “vinguem” é através da utilização por parte de órgãos públicos. De olho nesse cenário, a Opel divulgou duas fotos Ampera, versão europeia do Volt, só que “vestido” como uma viatura policial.

Já fazendo a sua propaganda, a Opel informa que o Ampera pode ser o carro de polícia perfeito para uso urbano.


Se os policiais precisarem perseguir bandidos, poderão usufruir dos 37 kgfm de torque do modelo e acelerar de 0 a 100 km/h em 9 segundos. Assim como o Chevrolet Volt, a autonomia é de mais de 500 quilômetros. Até os primeiros 60 quilômetros rodados, o Ampera não emite nenhum poluente, já que utiliza a carga das baterias de 16 kWh, feitas de íon-lítio. Quando a carga baixa, um motor gerador a combustão entra em operação apenas para recarregar as baterias e estender a autonomia do carro para mais 450 quilômetros.

Tudo indica que esta versão “policial” será mostrada no Salão de Genebra, ocasião em que mais informações serão divulgadas.
Fonte: CarPlace

sábado, 19 de março de 2011

Filial australiana da GM reestiliza Captiva


A Holden, subsidiária australiana da General Motors, revelou o visual da nova Captiva. Enquanto a versão com cinco lugares – conhecida como Captiva5 – guarda muitas semelhanças com o carro vendido no Brasil, a opção de sete lugares passou por uma reestilização radical na parte da frente, que ganhou novos faróis, grade e para-choque.

Na Austrália, a Captiva será vendida com três opções de motorização (2.4 e 3.0 V6, ambas a gasolina, e 2.2 turbodiesel), todas acompanhadas da transmissão automática de seis velocidades.

A lista de equipamentos das novas versões conta com itens como sistema de som com reprodução de arquivos em MP3 e entrada auxiliar, Bluetooth, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, freio de estacionamento elétrico e volante revestido em couro.


A versão mais luxuosa oferece ainda ar-condicionado digital, câmera de ré, sistema de navegação por satélite (GPS) e tela multifuncional sensível ao toque.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Chevrolet Spark desembarca na Argentina


Mais uma vez o mercado de carros da Argentina saiu na frente do brasileiro. A Chevrolet lançou nesta semana no país vizinho a terceira geração do Spark, compacto criado pela divisão coreana da GM e que já é vendido desde 2010 em diferentes partes do mundo, incluindo Europa e Estados Unidos. O modelo à venda por lá é importado da Coreia da Sul, mas o veículo também montado na Itália, Índia e Uzbequistão.

Segundo a GM Argetina, o preço sugerido para o Spark, disponível apenas na versão LT, é de 70.000 pesos, o equivalente a R$ 29.000. Nessa configuração o carro traz rodas de liga leve aro 14”, luzes de neblina, ar-condicionado, direção assistida, vidros e travas elétricas, equipamento de som com porta USB, além de freios ABS e airbag duplo frontal.


O motor do Spark para o mercado argentino é o 1.2 litros 16V a gasolina de 81 cv a 6.400 rpm. Já o câmbio é manual de 5 marchas. E quando ele chega ao Brasil? O compacto de última geração da GM está fora dos planos da divisão brasileira da marca. Por aqui, o modelo poderia substituir a linha Celta, mas para esse caso a montadora já prepara o projeto Ônix, que dará origem a um carro ainda inédito em 2014.
Fonte: iGCarros

quinta-feira, 17 de março de 2011

GM, enfim, lança Captiva nos Estados Unidos


A Chevrolet tem novidade para o público norte-americano, ao menos em parte. A fabricante acaba de lançar no país o Captiva, o mesmo modelo fabricado no México e também à venda no Brasil. Mas o utilitário não é nenhum completo desconhecido nos Estados Unidos. Até o final de 2009 o veículo foi vendido por lá pela extinta Saturn com o nome Vue.

No entanto, nos Estados Unidos o Captiva ficará restrito ao mercado de frotistas, deixando o consumidor particular fora do público alvo para o produto. Por lá, o modelo também será oferecido nas mesmas opções de motorização disponíveis no mercado brasileiro, lançadas recentemente: 2.4 Ecotec de 185 cv e 3.0 V6 Sport de 268 cv, ambos com câmbio automático de 6 marchas e opção de tração 4x2 ou 4x4 na versão com bloco mais potente.
Fonte: iGCarros

quarta-feira, 16 de março de 2011

Chevrolet Malibu 2012 roda disfarçado


A General Motors está em vias de concluir o desenvolvimento do novo Chevrolet Malibu, que terá mudanças importantes na linha 2012. Seu lançamento, conforme especula a imprensa internacional, pode ocorrer já em abril deste ano durante o Salão de Nova York. Enquanto isso não acontece, o carro roda pelos Estados Unidos em fase final de testes com disfarces. As imagens são do website Autoblog.com.

O modelo atual, à venda no Brasil desde junho de 2010, não recebe mudanças importantes nos EUA desde 2008. Para compensar, a nova geração do sedã terá alguns dos componentes mais avançados da GM. Sua plataforma será uma versão encurtada da Epsilon II, a mesma utilizada nos sofisticados Opel Insiginia e Buick Regal. Além disso, é esperado também que os motores 2.0 e 2.4 ganhem novos recursos para poupar combustível, como turbocompressores e sistemas de injeção direta de gasolina.


Segundo informações do Autoblog, é esperado também que o Malibu 2012 receba lanternas traseiras no mesmo estilo das usadas no novo Camaro. Já o design frontal será enquadrado na identidade atual da Chevrolet, com a grade dividida ao meio e o logotipo da gravata ampliado, como mostra a projeção publicada pelo iG Carros em fevereiro deste ano.

Com o novo Malibu na rampa de lançamento o destino do modelo atual, que é feito no Canadá, será o fim da linha, o que deve ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano. Sendo assim, a nova geração do carro – a nona do total – deve desembarcar no Brasil somente no final deste ano ou então em 2012.
Fonte: iGCarros

terça-feira, 15 de março de 2011

Nova Zafira já roda em testes na Europa


Enquanto o conceito da nova Opel Zafira está exposto no Salão de Genebra, na Suíça, a versão final do carro já roda pela Europa em sua jornada final de testes. O modelo foi flagrado disfarçado pelo website holandês AutoWeek na parte finlandesa da Lapônia, região famosa pelo frio rigoroso e onde muitos carros em desenvolvimento são analisados. Recentemente, os novos BMW i3 e i8 também foram vistos por lá.

Apesar da máscara na carroceria, as imagens revelam que a versão final da segunda geração da Zafira manterá o desenho ousado apresentado no protótipo. Os faróis, por exemplos, têm o mesmo padrão de iluminação do conceito, com um filete luminoso no alto para iluminação diária, provavelmente com leds. A mesma peça ainda segue até a parte inferior do para-choque, detalhe que é a nova identidade visual da Opel, a divisão alemã da GM.


A traseira do modelo flagrado também segue igual a do conceito, com lanternas de led, e a lateral do veículo possui a mesma onda na lataria, que suaviza o desenho do carro. Entretanto, ao contrário do protótipo, os retrovisores externos usam espelhos convencionais em vez de câmeras de vídeo e o interior aparentemente não é tão futurista como o do modelo de exibição à mostra na Suíça. A minivan também não tem as vistosas rodas aro 20" da versão de exibição por um conjunto aro 17".

De acordo com a mídia holandesa, a versão definitiva da nova Zafira será lançada em setembro no Salão de Frankfurt, na Alemanha. Segundo a fonte, o veículo será vendido na Europa nas versões com motor a gasolina e turbo 1.4 e 1.6 e mais duas opções turbodiesel 1.7 e 2.0.

Longe do Brasil

Precisando de uma renovação, a versão brasileira da Zafira, oferecida pela Chevrolet, ainda seguirá no mercado nacional até o final de 2012. Porém, por aqui a minivan não será substituída pela modelo da Opel. Em seu lugar entrará um novo automóvel com apelo familiar, ainda em desenvolvimento, que nos corredores da GM é chamado PM7. Quando chegar ao mercado, esse mesmo veículo também ocupará o lugar da Meriva.
Fonte:  iGCarros

sábado, 12 de março de 2011

Chevrolet Cruze é flagrado em SP


Ninguém dentro da Chevrolet admite, mas o Cruze está de malas prontas para chegar ao Brasil. O modelo deve ser lançado aqui ainda neste ano, nas versões sedã e hatch (esta última sequer foi apresentada na Europa).

Talvez seja pela proximidade do lançamento que tantas unidades estão rodando por São Paulo, por enquanto devidamente camufladas (embora QUATRO RODAS tenha flagrado o sedã quase sem disfarces em novembro de 2010).

Um dos veículos foi fotografado pela leitora Natali Chiconi em um estacionamento de um supermercado da capital paulista, mostrando que a GM não faz muita questão de escondê-lo neste momento.

O sedã já está à venda na Argentina, onde pode ser comprado com um motor 1.8 a gasolina, de 141 cv. Por aqui, a tendência é que a linha Cruze use o mesmo propulsor, mas adaptado para rodar com etanol.

Quanto ao hatch, seu lançamento também está confirmado. Sua chegada deve acontecer até o fim de 2011 e o Vectra GT deve sair de cena para ceder espaço à novidade. Já o Vectra sedã deve ser substituído pelo Cruze apenas nas versões mais luxuosas. Uma opção de entrada permanecerá em linha para atender os frotistas.
Fonte:  QuatroRodas

sexta-feira, 11 de março de 2011

Camaro vai ter novas versões a cada semestre


A Chevrolet afirmou que vai lançar uma edição limitada do Camaro a cada seis meses, como forma de manter o esportivo em evidência.

“Nossa intenção é fazer com o que Camaro continue se desenvolvendo ao longo dos anos. Esta é a beleza do Camaro: é um carro com tanta história que temos vários nomes de peso e referências para usar”, declarou o engenheiro responsável pelo projeto do esportivo, Al Oppenheiser.

A primeira versão especial do Camaro foi apresentada no Salão de Chicago. O ZL1 é o Camaro mais potente já fabricado em série pela GM, com um motor V8 de 557 cv. Seu nome vem do modelo fabricado em 1969, que era movido por um propulsor com oito cilindros em “V” e 440 cv.


Embora Oppenheiser não tenha confirmado, a Chevrolet deve oferecer uma série limitada baseada no filme “Transformers: o Escuro da Lua”, que estreia nos cinemas norte-americanos em julho deste ano. Antes disso, a marca lançará uma edição de 500 réplicas do Camaro SS conversível escolhido para ser o carro-madrinha das 500 Milhas de Indianápolis, tradicional prova da Fórmula Indy.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Chevrolet Alaska, um novo modelo da marca?


É comum que as montadoras registrem nomes de marcas e patentes por questão até de ter opções no futuro e não perdê-las para a concorrência. Recentemente tivemos um exemplo disso: a Volks pensou em usar o nome Arena, mas a Chevrolet era dona da marca. Para não perdê-la, batizou uma versão da Montana. Entre os nomes que a própria Chevrolet andou registrando um nos chamou a atenção: Alaska.

O pedido já tem tempo, foi feito em setembro de 2009 e ainda aguarda deferimento do INPI, mas o que chama a atenção é que ela registrou também o termo “Chevrolet Alaska”, ou seja, não se trata, a princípio, de uma versão qualquer, é nome de carro mesmo.

Já é tradição, aliás, usar nomes de estados norte-americanos, justamente em utilitários: Montana e Colorado são dois exemplos. Será, então, a Alaska algum novo SUV ou picape? Talvez a nova geração da S10 ou da Blazer, nomes que já estão associados aos atuais modelos, desde 1995 no mercado brasileiro. Ou, então, o nome do suposto crossover que brigará com o EcoSport? É cedo para descobrir, mas deixemos o nome “Alaska” em nossas mentes. Um dia desses ele pode aparecer do nada.
Fonte: Blogauto

quarta-feira, 9 de março de 2011

Chevrolet GSV é flagrado em testes


Sem um projeto atual para o segmento de sedãs compactos nos mercados emergentes, a GM está correndo atrás do tempo perdido no frio severo do norte da Europa. O website Autoblog.com flagrou o suposto GSV (Global Small Vehicle – Veículo Compacto Global, em inglês) sendo testado com disfarces na região. Seu lançamento, ainda que a marca não confirme, deve acontecer até o final deste ano.


Desenvolvido sob a plataforma do atual Corsa europeu, o GSV visto nas imagens deixa à mostra detalhes visuais iguais aos do Agile, como os faróis pronunciados e a grade frontal mais alta. No Brasil, o carro substituirá o Corsa Sedan, cujo volume de vendas é somado ao do Classic. O sedã mais antiquado, no entanto, ainda continuará sendo produzido.
Fonte: iGCarros

terça-feira, 8 de março de 2011

Primeira imagem da suposta nova S10 é revelada


Atrasada em relação às suas concorrentes, a GM acelera o desenvolvimento da nova S10, picape média que no Brasil lidera o mercado há anos. Enquanto a Volkswagen já vende a Amarok há quase um ano e a Ford já revelou a nova Ranger, somente agora a montadora americana mostrou a primeira imagem da suposta S10 2012.

Suposta porque a marca a reconhece como nova Colorado, outra picape média vendida nos Estados Unidos. A pista para ligá-la à nossa S10 é o fato de desenhos de patentes terem sido registrados na Argentina com o mesmo desenho do modelo da foto divulgada nesta semana.

Acrescente-se a isso a busca por plataformas globais, capazes de simplificar a produção e reduzir o custo é não é difícil imaginar que a picape da foto trata-se de um projeto para todos os mercados em que a GM atua.


Tailândia

Outro sinal que mostra a intenção da montadora de vendê-la em vários países é o lugar escolhido para sua apresentação, o Salão de Bangkok, na Tailândia. O país asiático virou referência em desenvolvimento de picapes médias: Hilux, L200 e Ranger foram gestadas pelas divisões locais das suas montadoras.

O evento está marcado para o próximo dia 25 e, espera-se, até lá, saibamos enfim se estamos olhando para a tão aguardada nova S10.
Fonte:  iGCarros

sexta-feira, 4 de março de 2011

ZAP Carros testou: Chevrolet Malibu


No Brasil desde junho de 2010, o Chevrolet Malibu ainda é raro nas ruas. Com média de 230 unidades comercializadas por mês, representa por volta de 25% das vendas do Ford Fusion, mas a importação pequena da GM explica em parte a razão dos poucos emplacamentos.

O Malibu chega ao País trazido dos Estados Unidos. E isso penaliza o custo final do carro por conta dos impostos de importação, uma desvantagem competitiva que não afeta o Ford, pois este vem do México.


Posicionado entre o Vectra (produzido em São Caetano do Sul) e o Omega (vindo da Austrália), também enfrenta o Honda Accord, Toyota Camry e o Hyundai Azera. O Malibu LTZ, versão topo de linha, é a única configuração oferecida e tem preço sugerido de R$ 89.900. Não há opcionais.

A característica mais notável do sedã grande é sua maciez de rodagem e silêncio no interior. A suspensão molenga, no entanto, não compromete a estabilidade. Particularmente prefiro ajustes mais firmes, mas gostei do comportamento do Malibu. As rodas de 18 polegadas, com pneus 225/50 ajudam a manter o controle nas curvas.

O motor 2.4 em linha, compartilhado com o utilitário Captiva, mostra fôlego compatível com o tamanho do carro, e trabalha bem em conjunto com a transmissão automática sequencial de seis marchas. Não gostei do sistema de mudanças manuais, feito por meio de botões no volante.

Em vez de utilizar borboletas, a GM optou por botões acima da almofada do air bag. Um toque para frente aumenta as marchas, enquanto o movimento contrário faz a transmissão reduzir o passo.

Os bons resultados do propulsor têm algumas explicações, como o bloco feito de alumínio e o comando de válvulas com acionamento variável. São 22,2 kgfm de torque e 171 cavalos a 6.200 rotações. A velocidade máxima divulgada é de 194 km/h.

A GM afirma que o painel interno é inspirado no Corvette, com um cockpit duplo, envolvendo o motorista e passageiro. Os assentos são confortáveis e espaçosos, como um típico americano costuma ser. Por conta do entreeixos de 2,85 metros, os passageiros de trás também viajam com espaço de sobra para as pernas.

Os equipamentos de série não desapontam. Há ar-condicionado digital, monitor de pressão dos pneus, direção com assistência elétrica, bancos dianteiros com regulagens elétricas, sensor crepuscular e controles de estabilidade e de tração.

Em sua sétima geração, o Malibu tem medidas generosas. São 4,87 metros de comprimento, 1,78 de largura e 1,45 m de altura. Nas fotos, o carrão parece ser ainda maior por conta de técnicas de estilo, como as janelas laterais pequenas, teto baixo e rodas grandes. O Malibu já tem data para mudar nos Estados Unidos. Em 2012 passará por uma reforma visual.

Uma nova geração do Hyundai Azera também já foi apresentada para manter a liderança do coreano. Por isso, a briga no segmento dos sedãs de luxo está apenas no começo.
Fonte: ZAP

quinta-feira, 3 de março de 2011

Depois do Brasil, GM perde presidente da Venezuela


A rotina de Jaime Ardila está agitada nas últimas semanas. Depois da surpreendente saída da ex-presidente da GM no Brasil, a americana Denise Johnson, agora a montadora perdeu o presidente na Venezuela, o brasileiro Francisco Stefanelli. Segundo rumores, ele poderá assumir a presidência da Hyundai no Brasil.

Stefanelli estava há 32 anos na GM e já tinha passado por vários outros cargos em filiais na América do Sul. Era também um dos nomes mais fortes da montadora na região e potencial sucessor de Denise Johnson – outro candidato é o também brasileiro Sérgio Rocha.

Já o sucessor de Stefanelli na Venezuela será Carlos Martorelli, atual diretor de manufatura da unidade de São Caetano do Sul, SP.
Fonte: BlogAuto

quarta-feira, 2 de março de 2011

Chevrolet confirma Aveo no Brasil


“Consumidores dos EUA, Brasil e Rússia estão, ou estarão, comprando os mesmos Spark, Aveo e Cruze que os clientes europeus”, afirma categoricamente o CEO mundial da General Motors, Dan Akerson, durante a apresentação da Chevrolet no Salão de Genebra, onde fazem suas estreias mundiais Aveo sedã, Cruze hatch e Camaro conversível.

Os colegas do executivo, no entanto, não confirmam tais planos. Ed Welburn, chefe de design da marca, enfatiza que a empresa tem “planos agressivos” para o País, não cita o Aveo sedã, dizendo apenas que teremos um sedã com suas características, “podendo, ou não, ser o Aveo”. A mesma posição toma Wayne Brannon, presidente da Chevrolet na Europa: “não tenho certeza se será o Aveo o modelo escolhido para o Brasil, mas certamente há espaço no mercado brasileiro para um sedã com essas dimensões”. Ambos executivos também desconversam a respeito do Spark.


De fato, teremos um sedã para combater Honda City e Ford New Fiesta, até aqui conhecido com GSV (Global Small Vehicle). A partir da afirmação de Akerson, é coerente concluir que o GSV nada mais é que o Aveo sedã desenvolvido para o Brasil.

Durante o evento suíço, o Camaro conversível fez sua estreia mundial, com chegada às lojas européias em setembro. Outro que debutou no evento suíço foi o (belo) Cruze hatch. Pelo que vimos superficialmente, se a GM mantiver o padrão do carro comercializado na Europa, Hyundai i30 e Ford Focus terão uma forte dor de cabeça. A General Motors também divulgou o preço do híbrido Volt para a Europa: € 41.950.
Fonte: iGCarros

terça-feira, 1 de março de 2011

“Teremos nove carros novos até 2012″, diz GM


Como dissemos, hoje a General Motors recebeu a imprensa especializada em economia para falar sobre os resultados da empresa. A frase acima foi dita para a revista EXAME e reforça os planos da marca para renovar sua linha até 2012. Renovar inclui, sim, alguns tapas no visual, mas vários modelos novos, como os flagras mostram.

Mas o fato é que de quatro novidades inéditas para este ano, Jaime Ardila, presidente da montadora para a América Latina – e agora acumulando o cargo de CEO do Brasil, passou a prometer três. Os candidatos seriam o Cruze, o projeto GSV e o compacto Sonic, também conhecido como Aveo, como descobriu o blog Autos Segredos.

Talvez Ardila tenha considerado as duas versões do Cruze com uma coisa só, talvez algum modelo tenha atrasado mesmo. Mas a promessa de renovar o portfólio continua em pé. E haverá novidades para 2013 também. O executivo também deixou no ar um projeto para a classe C, como Volks, Fiat, Ford e Peugeot planejam. Se ele se refere ao Ônix, não sabemos, mas é pouco provável já que os sucessores da dupla Celta e Prisma não custarão barato.

A GM também procurou conter os boatos que indicam possíveis desavenças para a repentina saída da ex-presidente Denise Johnson, que deixou a empresa esta semana depois de mais duas décadas. Segundo a montadora, Denise teria tomado a decisão numa recente visita aos Estados Unidos, onde reencontrou sua família.
Fonte: BlogAuto
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