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segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

GM promete iniciar construção da fábrica de motores de Joinville em março


Um dia depois de ter surpreendido o mercado com a saída da presidente Denise Johnson, a GM anunciou que começará a construir a fábrica de motores de Joinville, um projeto que estava parado há muito tempo e que é vital para que a montadora consiga expandir suas vendas no Brasil.

A GM aponta o excesso de chuvas na região para o atraso na terraplenagem, mas o trabalho havia começado no final de 2008 e interrompido no começo de 2009. Dois invernos depois, agora o terreno está pronto para começar a etapa civil do projeto.

A fábrica de motores tem previsão de entrar em operação no final de 2012 (contra início de 2010 no projeto original) e terá capacidade para 120 mil motores por ano.

Hoje a montadora apresentará os números de 2010 para os jornalista que cobrem economia. Também será a primeira oportunidade para explicar o que aconteceu de fato para que Denise Johnson tenha saído da empresa.
Fonte:  Blogauto

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Captiva 2011 tem mudança dos sonhos


Se no Brasil os clientes da Chevrolet ainda convivem com motores de 8 válvulas de comando simples, câmbios automáticos de 4 marchas e poucos equipamentos sofisticados, quem levar para casa o novo Captiva 2011 terá um carro de fazer inveja a donos de Vectra, Astra e Zafira, entre outros.

O utilitário esportivo fabricado no México recebeu importantes novidades, sobretudo na parte mecânica, como o iG Carros havia adiantado em primeira mão. Saíram de cena o 2.4 Ecotec e o V6 3.6 para a chegada de duas versões com injeção direta de combustível, que os torna mais econômicos e potentes.

O novo 2.4 Ecotec passou a render 185 cv, 14 a mais que o anterior, além de oferecer mais torque (23,8 kgfm). Com isso o desempenho melhorou: o 0 a 100 /km/h caiu de 11,3 segundos para 10,9 segundos – a velocidade máxima permanece limitada a 210 km/h. O consumo piorou cerca de 8%, segundo números divulgados pela GM. Exemplo: na cidade, o SUV fazia 10 km com um litro de gasolina e agora faz 9,3 km/l.

Outro responsável pelo desempenho superior é o câmbio automático de seis marchas com tecla Eco, que proporciona um regime mais preocupado com emissões e redução do consumo.

Downsizing

Já a versão V6, que possui opção de tração dianteira ou nas quatro rodas, recebeu um novo motor de menor volume, com 3.0 litros contra 3.6 litros do anterior, o chamado “downsizing”, uma tendência em voga na indústria atualmente que visa reduzir o tamanho do motores sem perdas significativas de performance. Apesar disso, o uso da injeção direta e uma concepção mais moderna o tornaram mais potente que seu antecessor. Se antes o V6 possuía 261 cv agora ele desenvolve 268 cv, embora o torque tenha caído – reflexo normal de motores com litragem inferior.

Aqui a vantagem se inverteu em relação ao 2.4: enquanto o consumo melhorou (entre 0,2 km por litro consumido) o desempenho piorou. A aceleração que era de 8,4 segundos (FWD) e 8,5 (AWD) agora leva pouco mais de um segundo a mais.

Mais comodidade

A versão V6 foi a que mais se beneficiou das novidades em relação aos equipamentos, mas todas as versões ganharam o freio de estacionamento elétrico, mais cômodo e que liberou o console central para receber mais porta-objetos. Exclusivo do V6 são a câmera de ré para facilitar as manobras, detalhes cromados no exterior, aquecimento dos bancos, sensores de chuva e crepuscular e som premium com 10 alto-falantes, entre outros.

O Captiva também está disponível em duas novas cores, o preto “Carbon Flash” e o cinza “Mocha”, que é na verdade uma espécie de marrom (e exclusiva do V6). Por dentro, a montadora eliminou o tom camarelo do acabamento e agora apenas o cinza e o preto estão disponíveis. Os preços das três versões permanecem os mesmos da linha 2010: R$ 90.299 para a versão 2.4 Ecotec, R$ 96.774 para a V6 FWD, e R$ 100.774 para a V6 AWD. A expectativa de vendas da Chevrolet é de 1.200 unidades mensais, o que, na sua previsão, significa manter uma participação de 10% no segmento de SUVs e crossovers em 2011.
Fonte: iGCarros

sábado, 26 de fevereiro de 2011

GM antecipa nova Zafira em conceito


Os carros conceitos não vêm ao mundo somente a passeio. O Opel Zafira Tourer Concept, modelo que será apresentado no Salão de Genebra, em março, é uma boa amostra do que a GM prepara para as próximas gerações de suas minivans. Praticamente finalizado, o carro ganha sua versão final no segundo semestre, substituído a Zafira atual na Europa, modelo que difere pouca visualmente em relação a versão disponível no Brasil desde 2001.

A frente do conceito tem os arrojados faróis em V, nova característica estética da Opel, e linhas mais fluidas e arredondas. A traseira também inova no conjunto óptico com lanternas prolongadas até a tampa do porta-malas. No geral, o modelo mantém o formato “caixote”, como manda a etiqueta do segmento. O interior apresentado, contudo, vai além de seu tempo. Os bancos e painel são do tipo “nave espacial”, detalhes que dificilmente serão mantidos no modelo final.

Alinhada as tendências atuais, a Opel ainda quer conectar os passageiros ao carro. Na Zafira Tourer, smarthphones e tablets podem ser conectados e fazem parte da “paisagem” na cabine. Já o painel tem uma grande tela sensível ao toque no centro, outro item que deve ser descartado quando o carro se tornar realidade. Oveículo familiar também já tem motor, no caso o bloco 1.4 turbo com tecnologia Start/Stop para poupar combustível.


E a nova Zafira no Brasil?

Esqueça o carro das imagens, pois essa Zafira não será vendida no Brasil. Por aqui, a GM planeja de uma só vez substituir a minivan e sua irmã menor Meriva com apenas um novo carro. Esperado para o final de 2012, o modelo já roda em testes pelo país com o codinome PM7.
Fonte: iGCarros

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Chevrolet Cruze hatch é oficialmente revelado


As mudanças não chegam a ser marcantes, mas justificam a pecha de “modelo de produção”. A Chevrolet europeia revelou nesta quinta-feira (24) o Cruze hatchback, hatch médio que será lançado na metade do ano na Europa.

Versão dois volumes do Cruze sedã, o HB5, como a marca o batizou, tem poucas diferenças em relação ao protótipo mostrado no Salão de Paris, entre elas lanternas com desenho mais simples, luzes de neblina traseiras deslocadas para o centro do para-choque e rodas com raios convencionais.

A Chevrolet ainda não forneceu detalhes sobre motorização, apenas que o hatch terá porta-malas com capacidade para 400 litros de bagagem, um valor acima da média para esse tipo de carroceria.

O Cruze hatchback estará presente no estande da Chevrolet no Salão de Genebra, que começa no dia 1º de março e terá cobertura in loco do iG Carros. Segundo rumores, o modelo desembarcará no Brasil entre agosto e setembro, juntamente com a versão sedã a fim de substituírem o Vectra e o Vectra GT. Numa primeira fase, os carros serão montados em regime de CKD em São Caetano do Sul até que a linha de produção seja concluída.
Fonte: iGCarros

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Opel testa novo compacto na Europa


A Opel está disposta a entrar na briga pela liderança do segmento de compactos na Europa. Por isso, a montadora já testa um protótipo de seu futuro lançamento, que deve receber o nome de Allegra.

O veículo foi flagrado pelo site World Car Fans na forma de “mula”, ou seja, com a carroceria de outro modelo para despistar os curiosos. O veículo escolhido foi uma versão encurtada do Corsa europeu.

A imprensa europeia especula que o Allegra lembrará bastante o Trixx, carro-conceito apresentado no Salão de Genebra de 2004. Ainda não se sabe quais serão as opções de motorização nem as versões previstas pela Opel. No entanto, a empresa já antecipou que o Allegra será bastante econômico e que pode contar com uma versão elétrica.

O compacto deve começar a ser fabricado na planta de Eisenach, na Alemanha, a partir de 2013.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Atritos internos teriam derrubado presidente da GM


O cargo de presidente da GM brasileira costuma ver seu ocupante permanecer durante anos numa espécie de mandato. Também é comum que os executivos que o ocuparam acabem assumindo posições mais relevantes na empresa – houve um período inclusive em que alguns deles, como Rick Wagoner e Frederick Henderson, viraram CEO mundiais da montadora.

E tem sido assim até Denise Johnson. A primeira mulher a ocupar o posto no Brasil acaba de quebrar essa tradição ao sair da GM de modo repentino. Prestes a lançar diversos modelos no mercado, o momento seria de otimismo mas, segundo pessoas de dentro da montadora, Denise teria entrado em choque com Pedro Manuchakian, responsável pela engenharia, ao querer alterar os projetos em desenvolvimento na empresa, como o Ônix, sucessor do Celta e Prisma, e GSV, um sedã que entrará no lugar do Corsa. Apesar de ter um cargo inferior, Manuchakian responde diretamente à sede americana. Em entrevista ao iG Carros, a ex-presidente revelou preocupação em melhorar a qualidade dos carros já que "o público brasileiro tem ficado mais exigente a cada ano".

Além disso, os resultados negativos nas vendas nos últimos meses teriam sido a gota d´água na demissão da executiva americana que já deixou o Brasil, inclusive. Agora Jaime Ardila, presidente da GM para América Latina, corre para colocar os projetos nos eixos novamente enquanto um substituto não é indicado pela matriz em Detroit.

No comunicado oficial da GM, Denise saiu por vontade própria e por motivos pessoais. Os próximos meses indicarão, afinal, se a curta gestão da engenheira Denise foi realmente uma decepção.
Fonte: iGCarros

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Leitor flagra GM Aveo no Brasil


O site Autos Segredos adiantou em 18 de janeiro que o Sonic/Aveo poderia ser vendido no Brasil importado do México, onde ele também deverá ser produzido. Agora, o leitor Moreti confirma as intenções da GM ao fotografar o novo compacto premium rodando no Brasil, aparentemente em São Paulo.

O novo carro pode ser identificado pelo grafismo da lanterna traseira e pelos retrovisores, além do porte, mas principalmente pelas informações que Moreti nos passou: "O comboio tinha cinco carros, sendo dois camuflados de um modelo maior que o branco sem camuflagem.Os camuflados tinham muitos equipamentos de medição, com painel futurista, com um mostrador apenas. O dos outros ficou difícil ver, estavam com película escura nos vidros". Como se vê abaixo, o painel com um mostrador apenas é do Aveo. Sem sombra de dúvidas.

O Aveo estava acompanhado do Corsa D (o modelo branco a que Moreti se refere), que já foi visto em testes por todo o Brasil, possivelmente testando componentes para os novos veículos da marca a serem fabricados no Brasil com a plataforma Gamma II, que são o sedã GSV e as minivans de cinco e sete lugares desenvolvidas sob o código PM7. Essa plataforma é a mesma usada no Aveo.

A possibilidade de o Aveo ser fabricado no Brasil é pequena, especialmente porque o Agile já é vendido por aqui como o compacto premium da Chevrolet. Se for realmente vendido em nosso mercado, o Aveo terá de oferecer algo a mais (além do desenho mais bonito) do que o Agile, como potência ou equipamentos.

O fato de a GM ter mostrado no Salão do Automóvel o mock-up do Aveo RS, o esportivo da linha, já dá a medida do segmento em que a marca deve apostar: o dos compactos esportivos, no qual ele enfrentaria apenas o Fiat Punto T-JET. O Aveo RS também terá um motor 1.4 turbinado, com 140 cv ou mais.

Chamado de Sonic nos EUA, o Aveo tem 440 cm de comprimento, 253 cm de entre-eixos, 174 cm de largura e 152 cm de altura. Além do motor 1.4, ele também será equipado com um motor 1.8. Se você conseguir flagrar algo de diferente pelas ruas, não se esqueça de nos enviar as imagens, como Moreti fez.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Próximo do Brasil, Cruze é eleito carro do ano no Canadá


Se o Vectra vem sendo rejeitado pelo consumidor de sedãs médios, o Cruze deverá fazer a Chevrolet ter mais destaque e prestígio no segmento – que, vale lembrar, já esteve sob seu domínio com a geração anterior do Vectra. Qualidades, aparentemente, o Cruze parece ter: a associação de jornalistas automotivos daquele país o elegeu o carro do ano.

Para a Automobile Journalists Association of Canada, o modelo mereceu o título por reunir características como eficiência, refinamento e preço, além de fatores diferenciais, como 10 airbags (de série). Por aqui, o Chevrolet Cruze chega no segundo semestre, nas versões hatch e sedã, provavelmente carregando uma nova família de motores.
Fonte: iGCarros

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

GM tenta antecipar chegada do Volt aos EUA


O novo Chevrolet Volt deve chegar a todos os estados americanos em breve. A General Motors anunciou que irá intensificar o lançamento do modelo devido à alta demanda que o veículo recebeu nos seus primeiros meses.

De acordo com GM, o Volt deve chegar em breve aos estados Virginia, Delaware, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Flórida, Maryland, Pensilvânia, Washington e Oregon. No terceiro semestre o Havaí deve receber o Volt e até o final do ano a expectativa é que o modelo já esteja disponível nos 50 estados.

Com uma autonomia de 500 km, o Volt é um modelo híbrido que tem o motor elétrico como principal propulsor. Ele utiliza apenas eletricidade por 16 km. Nos outros 484 km um motor a combustão entra para auxiliar e garantir a viagem.
Fonte:  iCarros

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Chevrolet Captiva 2010 tem desconto de até R$ 8 mil


Sem alarde, a Chevrolet já vende a linha 2011 do Captiva, que traz novidades mecânicas e alguns equipamentos a mais do que a 2010. Por isso, as autorizadas estão queimando o estoque do modelo “antigo”, com descontos que chegam a R$ 8.399 para a versão 2.4. Não há mais unidades 2010 da configuração V6 nas lojas. E esse abatimento vem aumentando, uma vez que a fabricante reajustou a tabela do utilitário-esportivo duas vezes em dois meses.

Apenas a versão Ecotec 2010 (acima) "sobrou" nos estoques. Foto: Sérgio Castro/AE
Em dezembro, a versão Ecotec 2.4, de entrada, partia de R$ 87.425. No fim de janeiro, o preço sugerido subiu R$ 874 e passou para R$ 88.299. E é em cima desse valor que a Absoluta (3959-7000), autorizada no Imirim, zona norte, dá R$ 8.399 de desconto para as unidades 2010. O carro está à venda na concessionária por R$ 79.900.

A ABA Pacaembu (3823-8400), zona oeste, oferece o modelo de entrada com bancos de couro a R$ 83.900, valor um pouco maior do que a mesma configuração disponível na Absoluta, que sai por R$ 83.100. Vale lembrar que esse tipo de revestimento, que era opcional da linha 2010, passou a vir de série na 2011, que também é oferecida abaixo da tabela.

Na ABA Pacaembu, o Captiva Ecotec 2011 parte de R$ 86.900. Há desconto de R$ 3.399 ante os R$ 90.299 sugeridos na tabela da fabricante. A configuração V6 parte de R$ 93.900, no caso da tração 4×2, e chega a R$ 99.900 para a 4×4. Os abatimentos são de, respectivamente, R$ 2.874 e R$ 874.

Na Palazzo (3612-6000), autorizada na Água Branca, zona oeste, a linha 2010 tem apenas R$ 400 de desconto ante a 2011. Lá, o Captiva 2.4 modelo 2010 sai a R$ 87.500 enquanto o 2011 começa em R$ 87.900.

FÔLEGO - Na versão 2011 o motor 2.4 ganhou 14 cv e agora gera 185 cv. Além disso, o câmbio automático de quatro marchas deu lugar ao de seis, como na opção V6. A potência do propulsor maior subiu 7 cv (são 268 cv). A mudança veio acompanhada da redução da cilindrada, de 3,6 para 3 litros.
Fonte: ZAP

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Segredo: Corsa europeu terá versão crossover


Que Meriva que nada. A Opel se tocou finalmente que o que o povo quer é o bendito crossover. Por isso a montadora desenvolve uma versão jipinho do Corsa, como se vê no flagra do site Carscoop. Lembrando vagamente uma mini-Captiva, o modelo ainda não tem nome conhecido.

Mas os concorrentes estão definidos: Nissan Juke, Kia Soul e o nosso, sim, o nosso EcoSport de nova geração, que será vendido pelo mundo a partir do ano que vem. A motorização especulada pode ser o 1.4 atual e/ou um 1.6 turboalimentado, além do diesel para a Europa.

Há até a possibilidade de o “Crossa” ser equipado com tração integral e ser vendido em outros países com a marca Chevrolet e Buick. Quem sabe o Brasil…
Fonte: BlogAuto

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Agile Rico é a série exclusiva para os cariocas


O Agile Rico é um “carioca da gema” genuíno. Exclusivo para compradores do estado do Rio de Janeiro, a novidade da Chevrolet homenageia o surfista Rico de Souza, três vezes campeão brasileiro de longboard. Com preço sugerido em R$ 44.490, o modelo vem com spoilers dianteiro e traseiro com desenho mais esportivo e saias laterais. O pacote de diferenciação inclui ainda rack de teto com suporte para prancha, que por sinal vem de brinde na série.

A série “Rico” é uma variação da versão LTZ do Agile, que traz de fábrica itens como rodas de liga leve aro 15”, ar-condicionado, faróis de neblina, entre outros. Equipamentos como airbags e freios ABS são opcionais. Já o motor do carro é o 1.4 Econo.Flex, que gera até 102 cv e 13,5 kgfm de torque quando abastecido 100% com etanol. Na gasolina, os números caem para 97 cv e 13,2 kgfm. A GM, porém, não divulgou qual é a tiragem da série “surfista”.
Fonte: iGCarros

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Opel revela versão final do Ampera


A Opel finalmente tem seu carro híbrido. A divisão alemã da General Motors confirmou nesta quinta-feira (10) o lançamento da versão definitiva do Ampera na 79º edição do Salão de Genebra, que recebe o público em março. Baseado no Chevrolet Volt, já disponível nos Estados Unidos, o modelo europeu começa a ser produzido em série nos próximos meses, enquanto suas vendas no Velho Continente serão iniciadas apenas no segundo semestre.

O Ampera traz debaixo de sua carroceria a mesma plataforma Voltec de seu primo americano, que é impulsionado exclusivamente por eletricidade, ficando o motor a gasolina somente com a missão de recarregar as baterias de ion lítio. Outra opção é conectar o veículo na rede elétrica convencional. Segundo a fabricante, o motor elétrico gera o equivalente a até 150 cv e 37,7 kgfm de torque, que possibilitam ao carro alcançar a velocidade máxima de 161 km/h.

Utilizando somente a fonte elétrica, o Ampera é capaz de rodar até 60 km. Já com o motor a combustão atuando constantemente na recarga elétrica o alcance sobe para 500 km. Porém, diferente do Volt, o bloco a explosão do híbrido Opel pode ser abastecido com E85, mistura de 85% de etanol com outros 15% de gasolina. A marca ainda afirma que o veículo acelera do 0 aos 100 km/h em 9 segundos.

E o modelo já chega ao mercado com o novo visual da marca, até então visto somente no conceito Zafira Tourer. A principal característica do atual padrão estético da Opel são os prolongamentos nos faróis, que vão até a parte inferior do para-choque dianteiro. A cabine, por outro lado, na comparação com o Volt tem apenas o logotipo diferente no volante.
Fonte: iGCarros

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Captiva ganha potência e equipamentos na linha 2011


Sem alarde, a Chevrolet promoveu alterações significativas na linha 2011 do Captiva, tanto na configuração V6, quanto na versão Ecotec. A principal mudança, nos dois casos, está nos motores, que ficaram mais potentes.

O Captiva Sport passa a contar com motor V6 de 3 litros, no lugar do 3.6. Se por um lado o torque caiu de 32,9 para 30 kgfm, a potência saltou de 261 para 268 cv. O câmbio permanece automático, de seis marchas. Já a versão Ecotec mantém o 2.4 litros de quatro cilindros, mas sua potência subiu de 171 para 185 cv. Sua principal melhoria, no entanto, está na transmissão, agora de seis velocidades – contra quatro marchas até a linha 2010.

Segundo apurou iG Carros, o Captiva Sport não só ficou mais potente, como também mais equipado: câmera de ré, sistema de som com entrada USB e caixa selada, sensor de chuva e freio de estacionamento elétrico são de série. O painel “ice blue”, o retorno das rodas de cinco raios, o interior preto (e não mais bege) e a nova cor Cinza Mocha também são novidades. A versão Ecotec perdeu o acionamento elétrico dos bancos.

Ainda de acordo com a apuração de iG Carros, os preços praticados no primeiro lote da linha 2011 do Captiva estão abaixo dos valores de tabela. Na prática, o Captiva Ecotec sai por R$ 87.500 (contra R$ 90.299 do sugerido), o Sport 4x2 custa R$ 94.500 (R$ 96.774) e o Sport 4x4 fica em R$ 98.500 (R$ 100.774). Esses valores são válidos até o esgotamento do primeiro lote.
Fonte: iGCarros

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Camaro ZL1 é o mais potente da história


Nunca uma série do Camaro, que já soma 43 anos de história, foi tão forte quanto é a nova versão ZL1, apresentada pela Chevrolet nesta terça-feira (9) no Salão de Chicago, nos Estados Unidos. São 550 cavalos de potência e 68 kgfm de torque extraídos do motor LSA 6.2 V8, o mesmo do Corvette Z06. Ainda sem preço estipulado, o lançamento se junta ao restante da linha atual somente no início de 2012.

Para acompanhar a força extra, o Camaro ZL1 tem câmbio manual de seis marchas e dois discos de embreagem. Outro recurso para a alta performance é a suspensão com controle magnético (Magnetic Ride Control), que age de forma mais rápida que sistemas convencionais com molas e amortecedores a ar. A GM, porém, ainda não divulga dados de desempenho do carro, que tem 146 cv a mais que modelo SS, até então o membro mais forte da família.

O visual do Camaro ZL1 também foi incrementado com elementos exclusivos. As rodas aro 20” tem desenho diferenciado do restante da linha e deixam a mostra as grandes pinças de freio. O carro ainda tem um pequeno difusor aerodinâmico acima da tampa do porta-malas e as saídas de escape, quatro ao todo, são cromadas. Visto de frente, o veículo revela um sutil redesenho para-choque, que teve ainda as luzes de neblina deslocadas para as extremidades da peça.

A cabine também tem sua dose de exclusividade. O volante é revestido de camurça e os bancos contam com um tecido diferente das demais versões do Camaro. Já o pacote de itens do ZL1 será composta por assentos do motorista e passageiro com ajuste elétrico, direção com comandos de áudio e telefonia, sistema de som conexão wireless e porta USB, sensor de estacionamento e câmera de ré, cuja imagem é transmitida no espelho retrovisor interno.
Fonte: iGCarros

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Nova Montana chega ao México como Tornado


Brasil e México mantém um importante acordo bilateral para a exportação e importação de mercadorias isenta de uma série de impostos. A indústria automobilística é um dos setores que mais tiram proveito da medida, possibilitando o desembarque por aqui de veículos mais sofisticados por preços competitivos. O contrário também vale, mas para o país na América Central, os automóveis enviados são mais simples. A nova geração da picape Chevrolet Montana é um desses carros, que chega por lá como Tornado.

Além do nome diferente, a Tornado vai para o México com motor 1.8 a gasolina de 105 cv. Por aqui, a Montana é vendida apenas com o bloco 1.4 flex também com 105 cv. Outra diferença é o preço. O modelo mexicano parte de 162.000 pesos, cerca R$ 22.725 e vai até 195.000 pesos na versão mais equipada, aproximadamente R$ 27.355. Por aqui, a picape custa R$ 32.374 na opção LS e R$ 44.570 na série Sport. A variação, que chega a quase R$ 10.000, é justificada pela maior carga tributária do Brasil e também pelos preços mais elevados praticados pela GM do Brasil.

A Tornado, fabricada em São José dos Campos, traz de série no “Paquete A”, o modelo de entrada, freios ABS, ar-condicionado, rádio CD/MP3 player com entrada auxiliar USB e rodas de liga leve aro 15”. A primeira geração da Montana, lançada no México em 2004, somou até meados de 2010 mais de 85.000 unidades emplacadas.
Fonte: iGCarros

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

GM divulga imagem de nova Zafira conceitual


A divisão alemã da General Motors, a Opel, divulgou nesta terça-feira (8) a primeira imagem da Zafira Tourer Concept, modelo de demonstração que será apresentado no Salão de Genebra, na Suíça, em março. A versão final do carro, que já flagrada em testes pela Europa, tem lançamento previsto para o segundo semestre deste ano, substituirá a atual Zafira à venda na Europa, basicamente uma versão evoluída da mesma minivan oferecida no Brasil.

Conforma a imprensa internacional, a nova Zafira de produção pouco mudará em relação ao conceito. Detalhes como as rodas, partes do farol e retrovisores devem ser trocados por componentes mais comuns na versão definitiva do carro. O formato do veículo também não é muito diferente do modelo atual e a capacidade para sete ocupantes foi mantida. Já a parte frontal do modelo, um tanto exótica, ainda é inédita na linha Opel.

A marca alemã, porém, não divulgou informações sobre a parte mecânica do carro, mas é certo que a minivan ganhará a nova geração de motores da fabricante, com sistemas de injeção direta de combustível e turbocompressores. No entanto, não espere ver esse modelo no Brasil. Por aqui, tanto a Zafira como a Meriva, serão substituídas por um novo veículo familiar, que já roda em testes no país como projeto PM7.
Fonte: iGCarros

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Chevrolet Malibu 2012 deverá ficar assim


Aproveitando os desenhos de patentes que vazaram, o designer Leonardo Andrade produziu as duas imagens do Malibu 2012 que vocês veem nesse post. Mais refinado e com elementos do Camaro, o sedã deverá ser lançado até o final do ano, para sorte da GM.

Digo isso porque o atual Malibu chegou muito defasado. Avaliei o carro na semana passada e tive uma certa decepção: é um carro de concepção antiga, como freio de estacionamento no pedal, uma opção sequencial no volante que só funciona quando o câmbio está na posição “M” e que nem ar-condicionado dual zone traz.

É um carro confortável e com cara de cliente da GM, mais tradicional e conservador, mas não faz sombra ao atual Fusion e muito menos aos coreanos Optima e Sonata, por exemplo. Serve como um paliativo para os fãs da marca, que eram obrigados a sair dela se quisessem mais que um Vectra Elite.

A nova geração deve resolver esse problemas. Como se vê nas ótimas projeções do Leonardo, o Malibu 2012 pode, sim, no mínimo igualar as virtudes dos concorrentes.
Fonte: BlogAuto

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Opel divulga detalhes do Corsa 2011


A Opel, subsidiária europeia da General Motors, revelou detalhes da nova linha do Corsa. A versão 2011 do compacto ganhou mudanças externas, novas tecnologias e reajustes no motor para emitir menos poluentes.

Entre as novidades também estão as novas opções de cores e rodas aro 17. No interior o modelo conta com um novo sistema de navegação, o Touch & Connect que possui MP3, Bluetooth, entrada para iPod e mapas de 28 países europeus.

Os motores agora estão ajustados às normas de emissão de poluentes Euro 5. O destaque da Opel é o motor 1,3 CDTI EcoFLEX que tem consumo médio de 27 km/l emitindo 98 g de CO2/Km. O topo de linha do modelo e o 1,6 turbo com 192 cv de potência, que equipa a versão OPC do modelo. Haverá ainda opções de motor 1,3 CDTI com 75 cv e 1,7 CDTI com 130 cv. O modelo começa a ser vendido ainda no primeiro semestre.
Fonte: iCarros

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Celta e Prisma 2012: o último lance


Vamos direto ao ponto. Celta e Prisma são adaptações simplificadas do antigo Corsa, aquele lançado em 1992 na Europa e dois anos depois no Brasil com o sobrenome Wind, nome da série mais simples do compacto. Ou seja. São carros com o prazos de validade quase esgotados, ainda mais levando em conta a mudança da legislação em 2014, que exigirá de todos os automóveis nacionais freios ABS e airbags, algo que a coluna de direção dos campeões de venda da Chevrolet não estão aptos a receber por conta do projeto antiquado. Ainda assim, a dupla ainda tem muita lenha pra queimar.

O Celta, lançado em 2000, recebeu seu segundo facelift. O primeiro foi efetuado em 2006. Já o Prisma, mais jovem, estreou em 2006 com a segunda “plástica facial” de seu irmão hatch. A reforma da vez trouxe o novo “DNA” da marca para os carros, caracterizada pela grade frontal dividida ao meio com o logotipo da gravata da Chevrolet ligeiramente maior. Em outras palavras, é um “mini-Malibu”. Fora esses detalhes, os modelos também receberam faróis escurecidos e lanternas com um novo padrão de cores. O Prisma ainda exibe um friso cromado na tampa do porta-malas à la Vectra. No geral, o resultado foi bom, há de se reconhecer.

As mudanças são mais evidentes no interior, embora defeitos crônicos continuem presentes, como a falta de um descanso mais adequado para o pé esquerdo e o volante desalinhado. Este por sinal passou por um banho de perfumaria, que resultou no aplique de plástico na cor prata na parte superior e o ressalto nas extremidades, para melhor empunhadura. A lista de alterações inclui ainda o redesenho dos controles de ventilação, a introdução de um segundo porta-luvas no painel (disponível apenas nas versões LT) e os tecidos dos bancos, que são totalmente novos e transmitem maior sensação de evolução. E só.

Mais do mesmo, com o perdão do chavão

Acelerar um Celta ou Prisma 2010 é a mesma coisa que andar no modelo 2012. Os motores são os mesmos, a suspensão não mudou um milímetro e os freios seguem com sistema de tambores na traseira. O bloco 1.0 VHC E flex gera até 78 cv e 97 kgfm de torque, números que lhe confere o título de mais potente da categoria. Tanto no Celta, como no Prisma, o propulsor oferece bom desempenho, acima da média. Mas seu ronco além dos 4.000 rpm, giro ideal para rodar a 110 km/h, é alto demais e incomoda.

Já o motor 1.4 Econo.Flex, oferecido apenas no Prisma LT, proporciona respostas mais ágeis com seus 97 cv (com etanol) e 13,7 kgfm de torque. Mas não chega a ser um salto tão expressivo em relação ao 1.0, porém, é uma vantagem quando o porta-malas – de 439 litros – está carregado e garante maior segurança em momentos de ultrapassagem na estrada.

Basicamente, os dois modelos mantêm as melhorias mecânicas aplicadas na segunda reestilização do Celta, como o câmbio com manejo mais preciso e a sensível melhora na posição de dirigir. É um carro, até certo ponto, agradável de dirigir, mas sua fragilidade é notável. Um exemplo são as pneus "fininhos" aro 13" e com 6,5" de largura, que apesar de proporcionar boa estabilidade em curvas, podem escorregar na pista molhada em linha, mesmo sem frear.

Elevação de preços

O Celta 2012 ficou R$ 250 mais caro, enquanto o preço do Prisma subiu R$ 200. A justificativa da GM para o aumento é o para-choque pintado na cor do veículo, detalhe que agora vem de fábrica. O hatch na versão LS de entrada começa em R$ 26.115 na opção 2 portas e R$ 27.833 com 4 portas. Se acrescentar direção hidráulica e ar-condicionado o preço vai a R$ 30.518. Já o Prisma 1.0 tem valor tabelado em R$ 31.344, ao passo que o modelo 1.4 custa R$ 32.150.

Os valores de Celta e Prisma os colocam como umas das opções mais baratas em seus segmentos, por isso vendem bem. Mas poderiam ser mais baixos, dado seus volumes de produção e a idade avançada dos projetos. Há também o fator da melhora do mercado brasileiro, que já permite praticar preços mais acessíveis. Mesmo assim, a GM resiste.

Mesmo sem nada de novo, o Celta vendeu mais em 2010 que em 2009 - de 139 mil para 155 mil - e aproveitou a queda do Palio para terminar o ano como 3º veículo mais vendido do Brasil, atrás apenas do Gol e do Uno, carros mais modernos que eles (nas versões mais novas). Já o Prisma empacou na casa das 63 mil unidades, o que acabou tirando duas posições no ranking geral - agora é o 14º colocado.

A receita tem funcionado, mas não vai durar para sempre, ainda mais com novidades sendo preparadas pela concorrência. Embora executivos da General Motors do Brasil relutem em comentar o assunto, os substitutos de Celta e Prisma já têm data para chegar: 2014. Os veículos serão os frutos colhidos do projeto Ônix, que originará uma nova família de carros compactos populares da Chevrolet para os mercados brasileiro e sul-americano.
Fonte: iGCarros

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Nos EUA, Camaro conversível chega por R$ 49.860


Se os R$ 185.000 pedidos pelo Camaro no Brasil são bem razoáveis, imagine pagar R$ 49.860 (US$ 30.000) pela versão conversível do muscle car, que acaba de ser lançada pela Chevrolet nos EUA. O preço equivale à configuração básica, dotada de motor 3.6 litros V6 e câmbio manual de seis marchas.

Por US$ 33.500 (R$ 55.670) , leva-se para casa a versão 2LT, que mantém a motorização mas é superior na lista de equipamentos. Já o Camaro dotado de motor 6.2 V8 parte de US$ 37.500 (R$ 62.320). Nos EUA, um Camaro igual ao que é vendido aqui, mas conversível, sai por US$ 40.500, ou a bagatela de R$ 67.300.
Fonte: iGCarros

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Chevrolet confirma Cruze para o Salão de Genebra


A Chevrolet confirmou hoje que lançará durante o Salão de Genebra a versão hatchback do Cruze, que no Brasil substituirá o Vectra GT. A primeira aparição do modelo foi no Salão de Paris, em outubro, numa versão que deve refletir quase fielmente o carro de produção.

Projeto global da montadora norte-americana, o Cruze é (e será) vendido em diversos mercados onde a GM atua – entre eles, o Brasil. Por aqui, a empresa já anunciou investimento de R$ 1,4 bilhão nas plantas de Mogi das Cruzes e São Caetano do Sul. Caberá à planta do ABC paulista produzir as configurações hatch e sedã do Cruze, que deve substituir o antiquado Vectra ainda em 2011. É esperada também uma nova família de motores – na Argentina, onde já é comercializado, o modelo usa propulsores 1.8 a gasolina (141 cv) e 2.0 turbodiesel (150 cv), enquanto nos EUA ele é impulsionado pelo bloco Ecotec 1.4 turbo, de 138 cv.
Fonte: iGCarros

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Relembre os melhores momentos de Celta e Prisma


O Celta nasceu em setembro de 2000. Na época, a Chevrolet dizia que o lançamento era um carro feito pelos consumidores, sugerindo que o acabamento espartano e o estilo diferenciado (diante dos concorrentes Fiat Mille e Ford Ka) foram pensados para atender às principais necessidades de quem procurava um automóvel popular. Seu plano era vender o Celta por cerca de R$ 11.000, preço que subiu um pouco com a chegada do compacto às concessionárias.

Apesar do acabamento extremamente simples e do espaço interno reduzido, o Celta agradou pelo desempenho e pela economia de combustível. Logo de cara assumiu as primeiras posições de vendas: de 2002 a 2006, foi o terceiro colocado no ranking nacional, perdendo a posição para o Uno em 2007, depois perdendo a quarta colocação para o Corsa Sedan em 2008 e retomando o terceiro lugar em 2010.

Motores

Assim como a plataforma, o motor do Celta era o mesmo utilizado na primeira geração do Corsa: 1 litro de 60 cv. A partir daí, foram várias mudanças. Em 2002 entra em cena o VHC (Very High Compression), com um salto de 10 cv na potência. Mas somente em 2005 o Celta vira flex, mantendo a cavalaria do propulsor movido apenas a gasolina. A atual versão do modelo conta com o 1.0 VHC E, de 77/78 cv.

Um capítulo à parte na história do Celta é a versão Energy, que teve vida curta. A nova configuração fazia parte da linha 2003 do compacto e era dotada de um atrevido motor 1.4, de 85 cv – que deixava muito dono de carro 2.0 para trás nas saídas de semáforo. Em 2006, com a estreia da primeira reestilização, o Celta Energy já não existia mais.

Celta sedã

O visual do Celta mudou pela primeira vez em 2006, com uma reestilização mais profunda do que a que o modelo sofre agora. A frente passa pela mudança maior, ganhando novos para-choques, faróis maiores e grade remodelada. Na traseira, as lanternas têm novas lentes e a placa, antes no para-choque, foi parar na tampa do porta-malas. Internamente, o painel é redesenhado e a padronagem dos bancos muda, mas não evolui.

Junto com a primeira reestilização vem o Prisma, versão sedã do Celta. E o instigante motor 1.4 volta à cena, agora com até 97 cv, quando abastecido com álcool. Mantendo a simplicidade do irmão hatch, o Prisma se destaca pelo grande porta-malas, de 439 litros.
Fonte: iGCarros

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Chevrolet Cruze será lançado no Brasil em setembro


Dois dos quatros lançamentos inéditos prometidos pela Chevrolet para 2012 é mesmo o Cruze, o modelo médio que aposentará o Vectra. Segundo uma fonte ouvida pelo blog, a GM deverá lançar o modelo no final de setembro, nas versões hatch e sedã.

A informação é parecida com a que a revista Autoesporte publica na sua edição de fevereiro, mas lá o Cruze chegaria antes, em agosto, na versão sedã. A justificativa dada pela fonte é que a marca quer a todo custo o prêmio de Carro do Ano da própria Autoesporte, além de outros secundários.

Como a competição é muito grande este ano, a estratégia é chegar ao mercado perto do período de votação – o novo Civic, por exemplo, já estará no mercado há alguns meses, já que a previsão é que o sedã desembarque nas lojas em julho. Mas não será fácil: além do Honda poderemos ver em breve o Elantra, da Hyundai, e o novo Palio, da Fiat, entre outros.

Mesmo que não vença o prêmio, alguém ganhará com isso, o consumidor da marca, que poderá comprar um veículo bem mais moderno que o já cansado Vectra, vulgo Opel Astra aposentado.
Fonte: BlogAuto

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Chevrolet Celta e Prisma 2012 são lançados em Porto Alegre


A Chevrolet apresenta o Celta e o Prisma da linha 2012 em Porto Alegre nesta tarde e amanhã. A novidade em relação ao que vimos na sexta-feira é a “barra” pintada para parecer cromada na tampa do porta-malas do Prisma, que meio que coincide com as luzes de ré das lanternas.

A montadora batizou as máscaras negras dos farois e lanternas de “Dark Chrome” e agora tanto o hatch quanto o sedã passam a ter as versões LS, básica, e LT, top. O volante, além do detalhe “cromado”, tem uma empunhadura melhor, já os bancos ganharam novos estofamentos e tecidos. Segundo a GM, os porta-objetos foram aumentados.

A versão LS do Celta pode vir com 2 portas enquanto a LT apenas com quatro portas. O Prisma LS é 1.0 e o LT, 1.4. Mais informações nas próximas horas.
Fonte: BlogAuto
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